Antes de fazer transmissão ao vivo no YouTube, é necessário baixar, instalar e configurar um codificador de áudio e vídeo. Apesar disso, muitos usuários não sabem exatamente o que são eles e para que servem na plataforma de vídeos. Confira o tutorial e aprenda a função dessas ferramentas.
YouTube Red: Como funciona a versão paga do sites de vídeos
Codificadores de áudio e vídeo são programas feitos para codificar arquivos de mídia. Ou seja, favorecem o armazenamento, compactando o formato original e descompactando na hora da reprodução, para transformar novamente em imagem ou áudio. O recurso comprime os arquivos em formato compatível com a plataforma para a qual serão enviados.
Os codificadores podem ser encontrados de duas formas: em programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou embutidos em certos equipamentos, como reprodutores de DVD, por exemplo. Há codificadores para os mais diferentes formatos, como XVID, RMVB, DIVX, M4V e, o mais comum, MP3.
Codificador no YouTube
Depois de entender o que é um codificador, é possível descobrir sua função exata nas transmissões ao vivo pelo YouTube: a ferramenta comprime vídeos no formato aceito na plataforma. Em seguida, o site "transcodifica" esse conteúdo em taxas de bits menores, inclusive HLS e IOS. Dessa forma, os vídeos serão disponibilizados para o maior público possível, em computadores, tablets e celulares.
Com o software de codificação, dá para capturar conteúdo, inclusive da área de trabalho do computador, câmera, microfone e muito mais para enviar para o YouTube ao vivo e transmitir para o público. O programa que deverá ser utilizado vai depender das suas necessidades. A plataforma de vídeos conta com uma lista de codificadores verificados que são integrados ao YouTube ao vivo.
Ao usar um desses programas, basta clicar no ícone do YouTube, no software, e fazer login com a conta do Google para o serviço ser automaticamente configurado e estar pronto para transmissões em tempo real. Atualmente, há quatro codificadores que cumprem os critérios para serem oficialmente verificados, cada um deles é voltado para diferentes objetivos.
Os quatro programas verificados são: Game Capture H
A XSplit conta com dois codificadores verificados, ambos disponíveis para Windows. Enquanto isso, o Broadcaster mescla áudio e vídeo, permitindo criar transmissões e gravações de vídeo profissionais. Já o XSplit Gamecaster é recomendado para quem deseja transmitir vídeos ao vivo da área de trabalho. Com o objetivo definido, é só escolher o codificador ideal.
Dúvidas sobre o YouTube? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Utilize o iti e concorra a 30 Xbox Series S, 15 cadeiras gamer e 15 headsets
- Review Gears 5: gráficos incríveis aliados à boa e velha jogabilidade
- Aprenda como jogar o Modo Arcade; nova modalidade de Overwatch
- Spotify e Apple Music têm 'meia para estudante'; saiba ouvir música com desconto
- OnePlus Watch desliga a TV quando usuário pega no sono
- Como ganhar saldo na Google Play Store de quatro formas diferentes
- NBA 2K18 e Rainbow Six ganham versão grátis para o Xbox
- Quando Minecraft foi lançado e quem criou? Veja 10 perguntas e respostas
- Batman Arkham Knight: trailer re?ne os vil?es contra o Homem-Morcego
- Jogamos Steep, game de esportes radicais da Ubisoft anunciado na E3 2016