O Firefox possui uma versão especial voltada para desenvolvedores com vários recursos direcionados para pessoas que criam seus próprios sites ou aplicativos para a web. O Firefox Developer Edition possui todas as opções tradicionais do navegador (incluindo suas conhecidas funções de melhora de privacidade), mas também é acompanhada de outros aplicativos voltados para identificar erros e melhorar a aparência e o desempenho de páginas.
Mozilla Firefox ganha duas versões com e sem suporte a DRM; entenda
Essa edição pode ser usada normalmente e é compatível com todas as extensões do original. A única diferença é um esquema de cores diferente para facilitar a identificação.
O Firefox Developer Edition pode ser baixado em vários idiomas e também possui uma versão 64-bits. Entretanto, como ele vem acompanhado de outros aplicativos, seu arquivo de instalação é mais pesado que o do navegador normal. Confira alguns recursos do Developer Edition do Firefox:
DevTools Challenger
Esta ferramenta permite editar animação visual através de CSS em tempo real, vendo o resultado do código ao mesmo tempo em que ele é escrito.
Registro de desempenho
O recurso é capaz de analisar vários aspectos de uma página voltados ao desempenho. Ele identifica a taxa de quadros e consumo de memória, o que ajuda a encontrar códigos pesados que estão atrapalhando a execução do código.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Inspetor de páginas
Este é um dos recursos que está disponível no Firefox comum e também existe em outros navegadores. Ele pode exibir o código HTML e CSS de qualquer página e alterar a cópia local dela, permitindo edições em tempo real.
Web Audio Editor
Este editor permite controlar a reprodução de conteúdo de áudio em um site através do Web Audio API, um padrão desenvolvido para a facilitar o uso de sons na Internet. Sua interface mostra uma representação gráfica do som, o que facilita sua edição.
Console Web
O painel permite que o usuário interaja com uma página da web, executando código javascript customizado no contexto do site. Ele também registra todas as informações associadas com a página, como requisições, erros de sistema, alertas e erros.
Debugger javascript
A ferramenta permite modificar e executar javascript em uma página e é voltada para encontrar erros no código e identificar bugs. Ele também é capaz de fazer execuções remotas em dispositivos móveis com o Firefox.
Monitor de rede
O recurso exibe todas as requisições feitas pelo Firefox, como ao carregar uma página, e exibe detalhes sobre ela, incluindo o tempo necessário, tamanho dos dados e o tipo de conteúdo.
Editor de estilo
É um editor simples para CSS, semelhante ao existente para javascript, que permite editar o código e ver o resultado em tempo real. A função é capaz de criar novos estilos e também visualizar o conteúdo já existente em outras páginas.
Visualizador de design responsivo
O editor p
WebIDE
Este simulador permite que o desenvolvedor crie, edite e simule aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS. Ele também é capaz de conectar as ferramentas de desenvolvedor com outros navegadores desktop ou móveis.
Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo.
Valence
Este add-on experimental permite que as ferramentas de desenvolvedor do Firefox possam ser usadas em outros navegadores. No momento, ela está disponível no Chrome para Android e desktop e no Safari para iOS.
Via Firefox
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Excitebike, Tennis e Mike Tyson: os melhores jogos de esporte da Era 8 bits
- Como assinar documentos PDF sem imprimir no Android
- PES 2016 ganha demo com Corinthians e Palmeiras; veja os clubes no game
- Como mudar a roupa dos personagens em Uncharted 4
- Veja como usar o Mailburn, app que transforma o Gmail no WhatsApp
- Loon: novo teste mostra que balões levam Internet para áreas distantes
- Spotify testa músicas patrocinadas em playlists; entenda como funciona
- Como desativar a Bixby no Galaxy S8
- Caixa de som Amvox tem 180 Watts RMS e promete bater JBL; veja preço
- Testamos o Android M; confira o que mudou no sistema do Google