O sistema operacional do Chromebook é todo construído em torno do navegador Google Chrome, que funciona com grande integração com a Internet e por uma interface gráfica que consiste em utilizar várias abas do navegador.
Conheça as funções ‘secretas’ do seu teclado e agilize seus trabalhos
Para deixar o uso do sistema mais fácil, os Chromebooks contam com um teclado um pouco diferente daquele encontrado em notebooks convencionais, com Windows. Na lista a seguir, você vai conhecer as teclas especiais que só aparecem nos teclados dos notebooks conectados do Google.
Busca
Uma das primeiras diferenças que o usuário sente ao usar um Chromebook é a ausência da tecla Caps Lock, substituída pela tecla de busca. A função dela é auto-explicativa: serve para acessar de forma rápida o recurso de busca em aplicativos e no Chrome.
Para acionar ou desligar a caixa alta, a função Caps Lock é ativada pelo atalho ALT + Busca.
Tecla Voltar (F1)
No topo do teclado, onde normalmente ficam as teclas de funções (F1, F2, F3 e etc), os Chromebooks trazem atalhos para facilitar o uso da interface do sistema operacional, completamente baseada no Google Chrome.
A tecla Voltar, que corresponderia ao F1, desempenha mesma função do botão voltar, presente na interface do Chrome. Uma vez acionada, ela recarrega a página anterior exibida na aba, ou janela, em que o usuário está no momento.
Tecla Avançar (F2)
Da mesma forma que a tecla Voltar (F1), a Avançar permite que o usuário acesse a página mais recente, de acordo com seu histórico. Trata-se de um atalho para que não seja preciso clicar no botão Avançar, disponível na interface do Chrome.
Atualizar (F3)
Assim como os exemplos anteriores, a tecla Atualizar reproduz a ação do botão referente a essa atividade, disponível na interface do navegador da Google. Basta tocar nessa tecla, que seria equivalente a F3 pela sua posição no teclado, para que o sistema operacional atualize a página em que o usuário está no momento.
Ocultar as guias e a tela de início no modo imersivo de tela cheia (F4)
O nome da tecla parece confuso, mas sua função é bem simples: ao tocar nela, o usuário é levado para o modo tela cheia, recurso que em computadores com o Windows seria acessado via F11. Ao tocar nessa tecla, na mesma posição do F4, o Chrome alterna para o modo tela cheia, ocultando bordas e tela de início. Para sair do modo, é só apertar a teclar novamente, ou usar o ESC.
Mostrar todas as janelas (F5)
Essa tecla funciona como um ALT + TAB do Windows: ao acioná-la, o usuário verá todos os aplicativos e janelas abertas no momento. Dessa forma, fica bem fácil alternar entre janelas, sem a necessidade de procurar o que está aberto na barra de ferramentas.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
Menos Brilho (F6) e Mais Brilho (F7)
Simples: essas teclas servem para regular o índice de luminosidade da tela do Chromebook, deixando-a menos ou mais brilhante.
Desativar o som (F8)
Basta tocar nessa tecla para que a reprodução de som do notebook seja desligada, deixando o computador completamente mudo. Para voltar o som, basta pressionar a tecla novamente, ou usar as teclas seguintes, de aumentar e diminuir o volume.
Diminuir Volume (F9) e Aumentar o Volume (F10)
Assim como as teclas de brilho, esses botões do teclado ajustam a intensidade do volume do som reproduzido pelo computador.
Como desativar a tecla "Fn" do teclado do notebook? Confira no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Tudo sobre Galaxy Watch 3: ficha técnica, preço e lançamento
- Como criar o efeito dupla exposição com fotos do celular
- iFood ou SpoonRocket: conheça as características de apps para pedir comida
- Street Fighter 5: Ryu e Chun-Li se enfrentam em disputa de jogadores pro
- Como checar o espaço livre da memória interna dos iPhone 6 e 6S
- FIFA 19 libera camisas dos principais times de esports
- Os 10 melhores lutadores de Dragon Ball FighterZ para o modo online
- Minecraft ganha pacote de skins de Star Wars Os Últimos Jedi e mais
- Como mover spam para a caixa de entrada do Gmail no celular
- WhatsApp ganha versão para computadores Windows e Mac; saiba baixar