Orkut Buyukkokten, o criador do Orkut, lançou uma nova rede social, a Hello. A plataforma já está no ar, ao menos nos Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia e na Austrália. A previsão de chegada ao Brasil é para agosto. A rede foi anunciada ainda em 2014, quando o Orkut já se preparava para ser desativado. Na época, Buyukkokten anunciou o início do desenvolvimento da sua mais nova rede social, com a criação da startup Hello Network, em parceria com o engenheiro de software John Murphy.
VK, o 'Orkut russo', mira Brasil para crescer
Buyukkokten é ex-Google e criador da antiga rede social que levava seu próprio nome. Agora, está com a proposta de criar uma plataforma onde “medo e ódio não têm lugar”, para "amizades verdadeiramente profundas" (em uma crítica ao Facebook), com novas formas de se conectar e com forte apelo mobile.
Orkut Buyukkokten faz carta emocionada
A Hello abre suas portas com uma carta emocionante do seu criador, traduzida também em português, em que critica a forma de se relacionar em outras redes sociais famoso como Twitter, Facebook, Tumblr e Instagram. “Nós seguimos o feed de notícias de nossos amigos debaixo de nossos cobertores, no escuro. Nossas vidas são meros pedaços de anonimato e isolamento”, afirma.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Com o Hello, Orkut pretende criar “amizades mais profundas e verdadeiras”, onde as pessoas partilharão de interesses em comum, as mesmas paixões, dizendo ao mundo mais do que "curti".
Nova geração do Orkut
"Hello é a primeira rede social construída através de amizades profundas, não “Gostos”. Eu inventei a hello para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões. Hello é provavelmente a palavra mais falada no mundo, depois de “Ok”. Olá, Oi, alô, holá, Aló, halo, āllo, hallo, alló, hello. Medo e ódio não tem lugar quando você faz esse simples e amigável gesto para uma outra pessoa”, comenta na apresentação. Leia na íntegra em (hello.com/orkut).
Na página oficial da rede social, que no primeiro momento parece funcionar exclusivamente por meio de aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), há um campo a ser
Personas
É possível notar funções que se assemelham aos concorrentes, como as Personas, que são o equivalente aos Grupos do Facebook e às Comunidades do antigo Orkut.
Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.
Folio
O Folio é, basicamente, a Linha do Tempo com atualizações de seus amigos e Personas favoritos. A Hello também tem elementos visuais similares aos do Instagram, suporte a jogos sociais, conquistas desbloqueáveis de uso, “curtidas” e espaço para comentários em fotos ou postagens.
Match 'por interesse'
Uma das possíveis funções inéditas da rede social é o “Match”, que une pessoas automaticamente, a partir dos interesses em comum, similar ao Tinder, mas aberto a qualquer tipo de relacionamento. Alguém que goste de futebol, fotografia ou videogame, por exemplo, pode ser conectado a outras pessoas que possuem o mesmo interesse e criar laços mais profundos.
Além do Brasil, país em que o Orkut fez sucesso, a previsão é de que a Hello chegue a partir de agosto deste ano também ao Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, México e Índia. E você, está animado?
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Instalador do Flash falso coloca minerador de moedas virtuais no PC
- Destiny 2 ganhará expansão Renegados; DLC traz armas, modos de jogo e mais
- Lançamentos do Globoplay em maio: veja as séries que chegam este mês
- Confira dicas de Battlefield 1 para jogar o modo Conquista do FPS
- CS:GO: MIBR perde para ENCE e é eliminada da IEM Chicago 2019
- LG G3 Stylus ou Zenfone 6: comparamos a ficha técnica
- Soundbar Yarra 3DX promete áudio 360 inteligente; entenda
- O que é JT WhatsApp? Conheça recursos (e riscos) ao baixar o APK
- Review Valkyria Revolution
- Fone Everest 300 da JBL chega ao Brasil com Bluetooth de até 20 horas