Os aparelhos vestíveis, como smartwatches e rastreadores de atividades físicas, são alvos fáceis de hackers. A afirmação é de um grupo de pesquisadores do Stevens Institute of Technology e da Universidade de Binghamton. Além de terem grande potencial de monitorar atividades do usuário, os cientistas acreditam que os gadgets também podem ter sérias falhas de segurança que permitem a divulgação de senhas e PINs ao identificar o movimento das mãos.
Sete vantagens dos relógios com Android Wear sobre o Apple Watch
De acordo com a pesquisa, as informações dos wearables podem ser obtidas através da instalação de softwares dedicados, ou a partir de treinamentos com dados fornecidos pelos sensores de movimento presentes nesses eletrônicos.
“Um dispositivo vestível pode ser usado para discriminar distâncias e direções milimétricas de movimentos refinados das mãos do usuário, o que permite que os invasores reproduzam as trajetórias e, inclusive, descubram códigos secretos”, aponta o relatório da pesquisa.
Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
Para comprovar as informações, o time de cientistas usou três diferentes dispositivos (LG W150, Moto 360 e Invensense MPU-9150) e combinou seus sensores de movimentos com um algoritmo capaz de rastrear sequências de dados baseadas nos movimentos das mãos. A técnica também foi aplicada em diferentes tipos de teclados, como os de caixas eletrônicos e Qwerty, com mais de cinco mil senhas criadas por vinte pessoas.
O resultado foi surpreendente e 80% dos códigos foram descobertos na primeira tentativa. Esse número subiu para 90% quando os pesquisadores fizeram três experiências. Ou seja, o software malicioso usado no estudo aliado aos sensores de movimentos permitiram que os pesquisadores adivinhassem a grande maioria das senhas a partir dos movimentos das mãos feitos pelos usuários, mesmo que fossem realizados gestos sutis.
No caso de uma aplicação na vida real, o hacker sequer precisari
Por enquanto, a única maneira de evitar que as senhas sejam rastreadas é criando códigos mais difíceis, ou fazer movimentos falsos com a mão para tentar enganar o hacker.
Via Semantic Scholar e IEEE Spectrum
Qual melhor relógio com Android Wear, Moto 360 ou LG G Watch? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR vence INTZ e avança no qualificatório da IEM Katowice 2020
- Apex Legends recebe nova arma em atualização; conheça o Fuzil Havoc
- Bayonetta e Secret of Mana estão nos lançamentos da semana
- iPhone 12 deve vir sem fones de ouvido na caixa, revela iOS 14.2
- Instagram: siga perfis e saiba como ver todos os posts de algu?m no feed
- Chat da Twitch: veja comandos para usar nas conversas da plataforma
- Como ingressar em uma reunião do Microsoft Teams
- Mouse sem fio tem formato curioso e funciona como ponteiro laser
- Novos 'HDs' wireless para PC e celulares da Seagate chegam ao Brasil
- Primeiro gameplay de NBA 2K18 é liberado