Mais de 300 mil brasileiros tentaram acessar – somente nas últimas 24 horas – um golpe no WhatsApp que oferece ovos de Páscoa gratuitos. A contagem foi divulgada na tarde desta quinta-feira (6) pela empresa de segurança PSafe, que alerta para os riscos que os internautas correm ao abrir os links que prometem brindes da rede de lojas Kopenhagen.
Os responsáveis pelo golpe repetem as mesmas artimanhas adotadas na campanha maliciosa que oferece R$ 500 em vale-compras das lojas O Boticário. A mensagem com a suposta promoção é compartilhada e, ao clicar no link, a vítima é levada para uma página com três perguntas sobre a Kopenhagen. Na sequência, é incentivada a compartilhar o link do cupom com dez amigos. O passo seguinte é chegar a um site malicioso que oferece assinaturas de serviços pagos de telefonia.
“Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, disse o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni, em nota.
Entre as recomendações da empresa de segurança digital estão o download de aplicativos somente nas lojas oficiais (Google Play, se for Android, ou App Store, se for iPhone); manter o sistema operacional atualizado; e desconfiar de promoções “exageradas” que chegam por mensagens.
Em postagem
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- One Punch Man, Two Point Hospital e Yakuza são lançamentos da semana
- O que é streaming? Veja significado e streamers famosos de jogos
- Lembra do botão Turbo no PC antigo? Intel quer trazer ele de volta
- Cinco fotos proibidas de postar no Instagram
- Como resetar o iPhone 7
- Samsung pode lançar notebook ‘enrolável’, mostra patente
- Call of Duty World at War: cópia de jogo é vendida por mais de R$ 7 mil
- Poco M2 Pro é revelado com baixo custo e bateria para 24 dias em stand by
- Free Fire Booyah Tools é seguro? Download de APK é proibido pela Garena
- Viber: veja como desativar o status de 'online' no mensageiro para celular