O Facebook segue anunciando novidades na F8, conferência anual para desenvolvedores em San Jose, Estados Unidos, entre os dias 18 e 19 de abril. O fundador e CEO da rede social, Mark Zuckerberg divulgou a plataforma 3D de realidade aumentada e ferramentas novas para o Facebook Messenger. Ao todo, são oito novidades incluindo bots, players de música e jogos.
Facebook lança na f8 2017 plataforma de filtro 3D e realidade aumentada
Para o Facebook Messenger, a rede social pensou na plataforma como uma nova sala de estar para o mundo, onde as pessoas possam sair, compartilhar, conversar, jogar ou comprar coisas, e continuam sendo capazes de falar com todos, onde quer que estejam, a qualquer momento. Ou seja, o Facebook está combinando dois recursos do passado: a “lista telefônica” (um livro enorme para encontrar telefones de outras pessoas) e as “páginas amarelas” (com números de empresas e negócios).
Confira, na lista abaixo, oito novidades do Messenger na f8 2017. Todas já estão disponíveis em inglês, nos Estados Unidos. Segundo o Facebook, o lançamento e atualização dos aplicativos acontece em ondas. Entretanto, ainda não há previsão de quando o recurso vai chegar ao Brasil, em português.
1. Guia de Descoberta
O Facebook queria descobrir uma maneira simples para as pessoas encontrarem as páginas suas empresas preferidas — ou não — no bate-papo do Facebook Messenger. Por isso, construíram um guia no aplicativo e agora, diretamente da tela inicial, é possível achar categorias relevantes, bots comerciais usados recentemente, bots populares e um campo de pesquisa. Vale notar que desenvolvedores podem solicitar que seu bot seja incluído nesta guia ao Facebook (developers.facebook.com).
2. Códigos do Messenger
Agora, os novos QR codes do Facebook permitem que, quando as pessoas estiverem fora de casa — em eventos como em museus, shows musicais ou jogos esportivos, por exemplo — elas possam descobrir outras e novas informações de um bot. Para isso, basta digitalizar o código no Facebook Messenger em um ponto físico ter acesso a dados e mensagens de bots através do código QR.
3. Extensões de Bate-papo em Grupo
Agora, com as extensões de bate-papo, é possível que várias pessoas conversem com um mesmo negócio — ou página — ao mesmo tepo, como se fosse um grupo de fãs ou consumidores. "Se não falta animação para compartilhar a nova música da vez, agora é possível adicionar um bot diretamente em um grupo e compartilhar a experiênc
A rede social acredita que, dessa maneira, a comunidade irá compartilhar naturalmente novos bots de música e vídeo. Hoje os usuários já conseguem encontrar diversas marcas nos Estados Unidos, como Spotify, TheScore, OpenTable, Food Network, NBA, Wall Street Journal e Kayak.
4. Assistente Virtual “M” e Mais Bots
A assistente virtual do Messenger, conhecida como M, faz sugestões durante as conversas e, entre essas propostas, está o uso de adesivos divertidos para agradecer ou dar um "oi", um lembrete para encontrar um amigo ou uma maneira fácil de realizar uma transferência de dinheiro entre duas pessoas.
Alimentada por inteligência artificial, a M reconhece quando as pessoas estão fazendo tarefas específicas e fornece sugestões adequadas. Além disso, ela consegue fazer pedidos online pelo site delivery.com nos EUA e tudo acontece dentro do Messenger, desde o pedido até o pagamento.
Caso você esteja conversando com amigos sobre o jantar, a assistente M pode sugerir fazer um pedido. Quanto mais a M for usada, mais sugestões assertivas poderá fazer, é o que afirma o Facebook.
5. Guia Jogos
Nos últimos 90 dias, mais de 1,5 bilhão de jogos foram testados pelo Facebook e, agora, a rede está adicionando novos recursos, como bots e outras maneiras de jogar. O objetivo é tornar ainda mais fácil desafiar os amigos para uma partida no Messenger, apenas escolhendo a guia Jogos.
Ao escolher jogos, você verá os amigos que jogam o mesmo game e pode dar "play" para uma partida.
Mais três novidades para donos de páginas e fãs, marcas e negócios:
6. Respostas inteligentes para Páginas
Para aprimorar o gerenciamento de mensagens recebidas, o Facebook anunciou uma alternativa para as empresas: a possibilidade de oferecerem respostas automáticas às perguntas mais frequentes. Dois exemplos são horário de funcionamento ou referências para chegar até o local.
7. Códigos Paramétricos do Messenger
As empresas podem gerar vários QR codes paramétricos para um bot — citados acima — dando mais opções para os clientes. A função permite também digitalizar um código em uma loja, balcão ou parede utilizando a própria câmera em vez de um aplicativo de scanner para QR code no celular.
Por exemplo, uma loja pode oferecer um código na porta do restaurante ou então para cada mesa de um restaurante.
8. Protocolo de Transferência
A rede social também pensou em uma forma para que as empresas trabalhassem com diversos desenvolvedores. Por exemplo, um negócio pode querer ter um bot de compras e outro para deixar disponível os serviços ao cliente. Para isso, basta fazer uma solicitação para que diferentes comerciantes e desenvolvedores possam gerenciar as conversas da marca dentro do aplicativo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google Drive ganha visual com Material Design para combinar com Gmail
- Figurinhas para WhatsApp de anime: saiba como baixar e usar o pacote
- PES 2016 terá clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro
- Google Maps: como encontrar estabelecimentos na rota de viagem
- Rise of the Tomb Raider mostra sequência eletrizante de Lara em ação
- Como tirar notificação da tela de bloqueio no Android e iPhone (iOS)
- Como recuperar fotos apagadas no WhatsApp
- Como usar Codemoji e enviar mensagens criptografadas para amigos
- Gwent ganha campanha que mistura Pokémon e Diablo
- ESL One Cologne 2016: relembre o título histórico da SK