O Scorp é uma rede social de vídeos curtos, na qual o usuário pode criar e compartilhar conteúdos de até 15 segundos que podem ser visualizados por qualquer pessoa. Ele parece uma mistura de várias rede sociais, como Vine, Twitter, Facebook e Instagram. O aplicativo possui um feed com as postagens das pessoas (que você segue ou não), um perfil com os scorps ─ nome dado aos vídeos publicados na rede – e um quadro com os tópicos mais populares do momento.
Lançado em fevereiro de 2015, o Scorp chegou ao primeiro lugar dos apps mais baixados na Play Store mais de dois anos depois: no dia 4 de agosto de 2017, numa escalada bastante incomum para um programa de smartphone.
O aplicativo turco é gratuito e está disponível para celulares Android, iPhone (iOS), Windows Phone e em versão web (acessível pelo navegador). O funcionamento é similar em todas as plataformas, inclusive no PC. Passado o momento de pico, o software ocupa o terceiro lugar na lista de apps mais baixados da semana na loja do Google. Já na App Store, o Scorp chegou a décima posição, atrás de apps como Sarahah.
O que é o Scorp
O objetivo do Scorp é fazer com que as pessoas compartilhem suas histórias, sejam elas quais forem. Os usuários podem trocar mensagens de forma anônima ou não e compartilhar vídeos curtos publicamente em um "feed global". Ou seja, qualquer pessoa cadastrada na rede tem acesso a todas as histórias, não existe a possibilidade de criar uma l
Permissões que o Scorp pede ao celular
Para usar o Scorp o usuário precisar dar algumas permissões, como acesso à câmera, ao microfone, ao álbum de fotos, à lista de contatos do celular e do Facebook e autorização para impedir o modo de espera do telefone. Por conta da lista extensa de permissões, o app foi alvo de questionamentos em relação à privacidade dos usuários. No entanto, a ideia do programa é compartilhar vídeos sem nenhum tipo de regras, ao contrário de outras redes sociais. Assim, usuários preocupados com privacidade e segurança, provavelmente, não irão se familiarizar com o app.
Trending topics, como no Twitter
O Scorp oferece uma lista com os tópicos mais populares do momento, além de outra listagem com todos os itens do app, como "bom dia", "boa noite", "o que fazer", "sexo", "sexo e amor", "aquele 1%", "homens de barba", "tédio", "foto", "maconha" e diversos outros. Não há limites para os assuntos.
Conteúdo adulto
Não há pornografia explícita no Scorp, mas quem quiser pode encontrar conteúdos com essa característica. Nas seções sobre "sexo" e "sexo e amor", existem fotos de partes íntimas, mostrando só as pernas ou peitos. Vale lembrar que ver ou não essas imagens fica a critério do usuário, já que ele escolhe os tópicos para acessar. Da mesma forma, é possível encontrar nudez, violência, temas de terror, humor grosseiro e referência às drogas.
Cadastro no Scorp
Existem duas maneiras de fazer cadastro para acessar o Scorp: de forma manual, preenchendo as informações pedidas, ou sincronizando com o Facebook. Apesar de ser recomendado para maiores de 16 anos, o cadastrode modo tradicional não pergunta a idade do usuário, o que deixa a entender que qualquer pessoa ─ crianças, adolescentes e adultos ─ pode usar a rede social.
Além de seguir pessoas, o Scorp permite enviar mensagens a elas. A ideia é que os usuários possam fazer amigos pela plataforma. Há ainda a opção de enviar mensagens anonimamente. Oura possibilidade é pagar para que seu vídeo apareça no topo do aplicativo.
Similar ao Vine, app encerrado em janeiro
O funcionamento do Scorp lembra o da rede social Vine, que permitia o compartilhamento de vídeos de até seis segundos. Em janeiro de 2017, o Twitter encerrou a ferramenta, mas guardou sua principal função para o aplicativo Vine Camera, que grava vídeos de seis segundos em loop usando o smartphone, parecido com o Boomerang do Instagram. Ele não funciona como uma rede social, mas o conteúdo pode ser compartilhado no microblog ou salvo no celular.
Como excluir conta do Scorp e sair de vez do aplicativo? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Battletoads: testamos a nova versão do game clássico dos anos 90
- iPhone 7 pode receber conector inteligente para carregamento sem fio
- Netflix 4K: o que você precisa saber para assistir a filmes em Ultra HD
- ESL One Rio Major 2020: Red Canids e BOOM garantem vaga no Minor
- LEGO Avengers chegará às lojas em 2016 com mais de 100 heróis jogáveis
- Lançamentos do Globoplay em agosto: veja séries que chegam este mês
- LG Signature e Sony Bravia: veja as TVs mais finas mostradas na CES 2017
- Resident Evil Zero receberá versão remasterizada em 2016
- Como escanear, adicionar e compartilhar snapcodes do Snapchat
- RTX 3070 ou Radeon RX 6800? Compare as placas de vídeo de Nvidia e AMD