O WhatsApp anunciou o início de testes com contas verificadas para empresas. Assim como no Facebook e Instagram, o aplicativo de mensagens passará a exibir um símbolo ao lado do nome de estabelecimentos checados. Para assegurar que se trata do perfil verdadeiro, o app usará textos em amarelo em conversas entre cliente e empresa. Além disso, o histórico de mensagens não poderá ser apagado em hipótese alguma.
Segundo o WhatsApp, por enquanto, só “algumas contas foram verificadas”. Ainda não é possível baixar e instalar a versão Beta com a nova função, nem com APK nem via download nas lojas de aplicativos. O WhatsApp Web, que funciona online no PC, também não oferece a novidade até o momento.
Como identificar um perfil empresarial
Em post no blog oficial, o WhatsApp explica que uma conversa iniciada com um perfil empresarial adicionará o telefone do estabelecimento aos contatos do celular automaticamente. Na agenda pessoal, o número aparecerá com o nome escolhido pela empresa. Se o contato já estiver gravado no smartphone, permanecerá a identificação dada pelo próprio usuário no momento do registro.
O mensageiro ainda deixa claro que usuários poderão optar por não receber mensagens comerciais. Para isso, bastará bloquear o perfil empresarial indesejado, assim como já se faz com contatos convencionais.
Novos tipos de mensagens
O site WABetaInfo, famoso por vazar novidades do WhatsApp antes da hora, traz mais detalhes sobre a função empresarial. Segundo o portal, o aplicativo oferecerá também novos tipos de mensagens para empresas se comunicarem com clientes. Um deles são as “Mensagens estru
Ainda segundo o portal WABetaInfo, empresas teriam também a opção de usar os “Anúncios oficiais”, posts verificados para divulgar promoções e outros avisos importantes sobre o negócio. Esse tipo de publicação traria sempre o sinal de verificação de identidade atrelado, mesmo após ser compartilhado várias vezes, para evitar a distribuição de informações falsas na web.
Outras possíveis novidades para empresas mencionadas pelo portal incluem mensagens automáticas, informe de horário de funcionamento e um perfil detalhado dentro do aplicativo com nome, endereço, site oficial e e-mail para contato.
Pagamentos
Há cerca de duas semanas, o WABetaInfo havia obtido prints atribuídos a uma nova função de pagamentos no aplicativo. O WhatsApp Payments, caso seja confirmado, poderá permitir que usuários paguem por produtos e serviços dentro do chat, desde que a conversa seja com um perfil empresarial verificado.
A tendência é que o aplicativo do WhatsApp receba todas as funções para clientes. Já os recursos voltados para empresas, como garante o WABetaInfo, estariam presente em outro app. O novo programa seria chamado de Pequenas e Médias Empresas e teria versão para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone (Windows 10 Mobile). O sistema do Google para celulares seria o primeiro contemplado com a novidade.
Disponibilidade
O WhatsApp não comentou sobre as informações divulgadas pelo WABetaInfo. Até o momento, a empresa só confirma o início dos testes com perfis empresariais verificados, e não dá prazo para lançamento da função para usuários brasileiros.
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como saber quais apps e dados estão ocupando espaço no iCloud da Apple
- Zuckerberg critica bolha de ideias no Facebook e busca comunidade global
- Trilha sonora de League of Legends entra para o Deezer; saiba como ouvir
- Como conectar o PC ou notebook a uma rede Wi-Fi
- CBLoL: relembre polêmicas no Campeonato Brasileiro de League of Legends
- iPhone 6S e 6S Plus: tudo sobre o lançamento da Apple
- Lista traz jogos que poderiam voltar para o Nintendo Switch
- Conheça o Frontier, computador mais rápido do mundo que chega em 2021
- Como fazer corda no Minecraft (laço)
- Windows 95 faz 23 anos: relembre funções revolucionárias do sistema