A Avast descobriu neste mês que pelo menos dois aplicativos disfarçados de carteira digital na realidade roubavam as criptomoedas depositadas. Os programas foram baixados entre cem e 500 vezes na Google Play Store, o que evidenciou a necessidade de checar a reputação de um aplicativo antes de baixá-lo.
Aplicativos que usam a popularidade das criptomoedas para roubar os usuários não chegam a ser uma novidade. No entanto, com o aumento de pessoas interessadas nesta prática, é possível que mais golpes apareçam. Para te ajudar a fugir de programas mal intencionados, preparamos algumas dicas para te ajudar a identificar uma wallet segura.
O que é carteira digital?
Carteira digital é o software onde é possível mandar e receber Bitcoin ou outro tipo de moeda digital, como a Ethereum e a Bitcoin Cash. Ele também serve para visualizar o saldo e, em alguns casos, passar o valor de uma moeda para outra. Quando uma wallet é criada, ela recebe um endereço único. Este código está ligado à chave pública. Por ele é possível receber e enviar uma criptomoeda.
Existe confusão a respeito de exchanges, sites onde são compradas as criptomoedas com dinheiro real. Ao adquirir uma moeda digital por uma corretora, o usuário pode não ter acesso a chave privada, o que, em outras palavras, não o torna dono da criptomoeda. Há uma discussão a respeito do armazenamento em corretoras, já que a ideia inicial proposta pelo Bitcoin era que a moeda digital
O que fazem as carteiras falsas da Google Play?
Um dos aplicativos falsos tinha a proposta de registrar a moeda virtual ADA Cardano. Para passar despercebido, ele utilizava a marca da Daedalus, outra wallet de ADA mais conhecida. Entre as vantagens propostas pelo app estaria a conversão dos valores para moedas mais fortes como o Bitcoin e o Litecoin. O problema está quando o usuário envia o valor para as chaves da carteira: nesta hora todas as criptomoedas são roubadas.
Outra carteira falsa funcionava de maneira diferente. Além de fazer com que as criptomoedas enviadas desaparecessem, ela vinha com uma propaganda da exchange Changelly. Se o usuário clicasse no link e fizesse uma transferência para o site, o desenvolvedor da wallet falsa receberia 50% de bônus em cima da operação.
Como escolher uma carteira digital?
Existem diversas formas de acesso à carteira digital. Os programas de computador, por exemplo, são baseados na nuvem e podem ser acessados pelo navegador. Existem ainda tokens e HDs, dispositivos físicos que servem para guardar criptomoedas, mas que são indicados para outros casos.
As carteiras mobile (compatíveis com celulares) possuem como principal vantagem a praticidade, já que podem ser acessadas de maneira rápida. Elas são indicadas para guardar pequenas quantidades de moedas digitais e também para quem precisa fazer transações a qualquer momento do dia.
1. Procure por apps consagrados
A principal recomendação na hora de escolher uma carteira digital mobile é buscar aplicativos já consolidados no mercado. Com o boom das criptomoedas, surgem novos apps a todo momento. Ser um usuário de um programa iniciante pode causar dores de cabeça desnecessárias no futuro.
Por isso, fique de olho em quantas vezes o app já foi baixado na App Store ou Google Play Store. Verifique se o nome do desenvolvedor é de uma empresa reconhecida. Além disso, dê uma atenção especial às críticas.
2. Só conceda permissões necessárias
Também é importante ficar atento às permissões que o aplicativo solicita. O app pedir acesso à câmera e microfone sem que use estes recursos, pode ser um sinal de que o software está mal intencionado.
3. Desconfie de taxas muito baixas
Outra recomendação é desconfiar de aplicativos que prometem taxas de câmbio muito abaixo do mercado. E, claro, sempre baixar o app nas lojas oficiais.
Opções para guardar suas criptomoedas
Bitcoin Wallet Blockchain.info - Uma das pioneiras e mais conhecidas carteiras digitais para celular. A Bitcoin Wallet da Blockchain.info também serve para guardar Ethereum. O app permite enviar e receber as moedas por meio de QR Code. Para segurança, ele permite validar as transações por um código PIN.
O app oferece autenticação de fatores e backup por meio de uma frase-resposta. Funciona no iOS e Android.
Mycelium - A Mycelium é uma das carteiras digitais que oferece o visual mais limpo. Uma das maiores vantagens está em importar a chave pública de outras carteiras. Desta forma, mesmo que você tenha outras wallets, ela consegue reunir todos os valores em um único app.
Com um PIN é possível proteger o aplicativo. Além de validar as transações, a senha bloqueia o app. Com isso, mesmo que alguém tenha o celular desbloqueado em mãos não vai conseguir acessar o programa. Outro atributo é o backup inteligente. Com ele, mesmo que o celular seja roubado ou perdido é possível recuperar os valores em outro aparelho. O aplicativo está disponível para iOS a partir da versão 8.0. No Android, a partir da versão 4.0.
Com informações: Avast
Como investir em Bitcoins e por quê? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Phantom 4: DJI anuncia duas novas versões do drone; confira
- Instagram testa função que mostra quanto tempo você ficou no app
- Fifa 15: saiba quem são os melhores defensores para o Ultimate Team
- Como melhorar armas e criar munições em Sniper Ghost Warrior 3
- Safety Check do Facebook agora permite oferecer ajuda em catástrofes
- GPS da Apple passa a rastrear aparelhos offline de outras marcas
- Problemas no Mac? Saiba encontrar informa??es de suporte no OS X
- Periscope: aplicativo de streaming do Twitter chega ao Android
- Relembre todos os jogos da série Hitman, de Blood Money até Go
- Drone profissional: o que considerar antes de comprar para trabalhar