O Annabelle é um novo tipo de ransomware que vem chamando a atenção de pesquisadores de segurança digital. Além de criptografar arquivos em troca de resgate, o vírus causa confusão no Windows ao desabilitar recursos importantes do sistema.
Descoberto esta semana pelo especialista em proteção de sistemas Bart Blaze, o Annabelle pode ser instalado através de arquivo infectado. O documento com o código malicioso pode ser enviado por e-mail ou se espalhar através de pen drive infectado.
Quando instalado pela primeira vez no computador, o maleare é configurado para ser inicializado junto com o sistema. Com isso, ele desabilita uma série de funções do Windows, como o antivírus nativo Windows Defender e o firewall de proteção. O vírus também força o encerramento de processos como o msconfig, o Gerenciador de Tarefas e o Process Explorer.
Curiosamente, o ransomware também impede que uma série de outros programas voltem a ser abertos novamente como o Notepad ++, Bloco de Notas, bcdedit e os navegadores Internet Explorer, Chrome e Opera — como se tivesse tentando evitar que o usuário consiga ajuda pela Internet.
Ao terminar a "bagunça", o malware começa a encriptar arquivos com a extensão .ANNABELLE nos documentos. O sistema, então, é reiniciado. Após o login, o Windows passa a mostrar a tela com as informações
Como se proteger
O Annabelle é baseado em outro ransomware, conhecido como Stupid. A recomendação no geral é evitar fazer o download de arquivos desconhecidos, principalmente aqueles enviados como anexo por e-mail ou por URL.
Caso esteja enfrentando o problema, uma solução emergencial para descriptografar os arquivos sem pagar o resgate é utilizando o site No More Ransom (https://www.nomoreransom.org). Alguns antivírus também podem ser usados para remover o Annabelle do computador.
Confira no vídeo o que é um ransomware:
Como remover o vírus que abre páginas no navegador? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Super Mario Maker 2 terá modo história e fases clássicas
- Coronavírus: táxi voador é usado para levar suprimentos a áreas isoladas
- TikTok: 5 coisas inusitadas do app de vídeos baixado 1,5 bilhão de vezes
- Melhores do Ano TechTudo 2019: app de viagem
- PES 2018 e Destiny 2 foram os destaques de jogos da semana
- Xbox One ganha joysticks baseados em R2D2 e C3PO de Star Wars
- Cyberpunk 2077 já vendeu 13 milhões de cópias mesmo com bugs e polêmicas
- Fortnite e PUBG: veja bugs que já atrapalharam torneios de Battle Royales
- CS:GO: Astralis derrota a MIBR e conquista prêmio da ECS Season 6
- iOS 11.2.5 chega ao iPhone com suporte ao HomePod e Siri mais inteligente