Os jogos de luta são um dos gêneros mais tradicionais do esport mundial e, com o passar dos anos, a comunidade que acompanha o cenário competitivo desenvolveu um vocabulário especial para falar da pancadaria. Seja no fliperama da esquina ou em cima dos palcos da EVO, o que não faltam são gírias, termos e expressões únicas. Conheça o significado das principais:
50/50: um tipo de jogada agressiva que dá duas alternativas de ataque ao lutador. Considerando que o oponente não pode se defender de ambas simultaneamente, existe 50% de chance de a ofensiva falhar ou ser bem-sucedida.
Anti-Aéreo (AA): movimento usado para atingir, do chão, adversários que estão realizando um salto ou ataque no ar.
Agarrão de comando (command grab): ataque de curto alcance que não pode ser defendido e causa dano elevado. É executado como um comando especial e, normalmente, é uma exclusividade de personagens grapplers.
Agarrão normal: golpe simples, de curto alcance, que ignora a defesa do oponente. É uma boa opção para punir jogadores que estão na retranca, bloqueando demais.
Bloqueio: evita parcial ou totalmente o dano recebido por ataques. Na maioria dos jogos, basta manter o direcional para trás pressionado para levantar a guarda.
Chip Damage: dano reduzido causado durante o bloqueio de um personagem.
Combo: sequência de ataques que, após o primeiro acerto, não pode mais ser defendida. Inclui golpes normais, especiais, supers e outras habilidades.
Combo Reset: uma espécie de pausa feita durante um combo, usada para enganar o oponente e começar uma nova sequência ofensiva.
Corner: canto da tela, onde o jogador atacante tem mais ferramentas para pressionar seu inimigo. Em games de luta 3D como Tekken 7, as paredes do cenário são equivalentes.
Counter hit: golpe que atinge o lutador adversário enquanto este prepara um ataque, interrompendo o movimento do oponente.
Cross up: ataque de salto que parte da frente, mas atinge o oponente nas costas. Costuma confundir os jogadores, já que o bloqueio também precisa ser invertido.
Dash: investida curta para se movimentar mais rápido pela tela. Em games como Mortal Kombat X, é uma ferramenta muito usada para criar jogadas agressivas.
Double KO: round fechado em empate e com os dois lutadores nocauteados. Sempre acontece quando ambos estão com pouca vida - suficiente para perder - e causam dano um ao outro simultaneamente.
Dragon Punch (DP): inspirado pelo especial Shoryuken, de Street Fighter, o DP é todo movimento similar e executado pela sequência: frente, baixo e diagonal (baixo-frente). Praticamente todos os golpes deste tipo funcionam como anti-aéreos.
Especiais: técnicas realizadas por uma combinação de comandos. O hadouken de Ryu, por exemplo, é lançado quando o jogador faz uma meia-lua seguida de soco.
EVO Championship Series: o maior e mais tradicional campeonato de jogos de luta do mundo.
EX Move: golpe especial fortalecido que gasta parte da barra de especial para ser executado. Em alguns jogos, como Darkstalkers e Mortal Kombat X, essa técnica também é conhecida como Enhanced Special Move.
Farofa: ato de “esfregar” os botões do controle desesperadamente, spammando comandos de forma aleatória. O termo é usado frequentemente de forma pejorativa e a prática é quase sempre associada a jogadores inexperientes.
Fireball: todo tipo de técnica que funciona através do lançamento de projéteis.
FT: Sigla para First to. É uma regra presente na maioria dos campeonatos profissionais e dá a vitória para o primeiro jogador que ganhar uma quantidade pré-definida de partidas. Os formatos mais comuns são FT3, FT5 e FT10.
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