Yanny ou Laurel? Um novo mistério, desta vez envolvendo um áudio, está dominando as redes sociais de todo mundo. Depois da polêmica foto do vestido, que alguns viam azul e preto e outros branco e dourado, agora um som de poucos segundos com uma voz robótica está dividindo os internautas. Certas pessoas ouvem a palavra “Yanny”; outras, juram só escutar “Laurel”. O conteúdo teria viralizado depois da postagem de um estudante de 18 anos em sua conta no Reddit, exatamente devido às divergências de amigos sobre o que era dito.
Dê play no vídeo abaixo para ouvir o som polêmico:
Em seguida, o conteúdo passou a ser compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais. Por exemplo, o post acima, da usuária do Twitter Cloe Feldman, atingiu mais de 21 milhões de visualizações. O sucesso foi tanto que Feldman precisou até mesmo fazer um vídeo em seu canal no YouTube explicando que não sabia a origem do áudio e que apenas o havia reproduzido de algum lugar.
Explicação científica
A “ilusão sonora” na verdade se trata de um estímulo de percepção ambíguo. Em entrevista ao The Verge, o professor assistente de audição e neurociência cognitiva da Universidade de Maastricht, Lars Riecke, explica que o segredo está na frequência, na mecânica dos ouvidos e também no que a pessoa espera ouvir. A audição também pode ser influenciada pelo meio em que se ouve o áudio. Lars justifica que é prossível que a percepção entre os dois sons se alterne dependendo do tipo de frequência que uma placa de som enfatiza.
Segundo Lars, perdemos a audição nas faixas de frequência mais altas à medida que envelhecemos, motivo pelo qual ouvidos mais jovens tendem a escutar ‘Yanny”. O fenômeno pode ser simulado no computador com a remoção das frequências mais altas ou baixas. “A informação acústica que nos faz ouvir Yanny é mais alta que a informação acústica que nos faz ouvir Laurel”, explica Lars.
Já Bharath Chandrasekaran, professor do departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade do Texas, diz que o texto que vem juntamente com o áudio, o que pode ajudar as pessoas a “moldarem” o que vão escutar devido à sugestão entre as duas palavras. Ou seja, não são só os ouvidos ou caixa de som que influenciam na “escolha da palavra”, mas o cérebro também.
Mas, afinal, é Laurel ou Yanny?
Segundo o The New York Times, além do jovem de 18 anos que postou o áudio no Reddit, há outros dois jovens que afirmam serem os autore
Via The Verge e The New York Times
WhatsApp: qual a resposta para o desafio do elefante e da igreja? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Testamos o Apple Watch: rel?gio inteligente para iPhone inova at? demais
- Uber e Hyundai anunciam parceria para viagens em carros voadores
- Nokia 7 Plus e Zenfone 5 Selfie: comparativo detalha especificações
- Dragon Ball e Marvel vs. Capcom são destaques nos trailers da semana
- Rainbow Six: Siege fica de graça durante evento 'La Casa de Papel'
- PlayStation 4 Slim ganha edição retrô com visual de PSOne
- Como saber o tempo de uso de apps no Android
- Caixa de som Xiaomi: veja preço e ficha técnica da Mi Bluetooth Speaker
- Como ligar dois monitores no mesmo PC para assistir aos jogos da Copa
- Golpe com falsa vaga de emprego atinge 300 mil vítimas no Facebook