O WhatsApp Status, função do mensageiro que copia o Instagram Stories com posts que somem em 24 horas, não fez muito sucesso entre os brasileiros. No entanto, o recurso roubou a cena ao redor do mundo: lançado em 2017, o Status já soma 450 milhões de usuários ativos por dia, contra 300 milhões nas histórias do Instagram. Este último, vale lembrar, foi "inspirado" no Snapchat, que tem 191 milhões de contas ativas diariamente.
Assim como nas demais ferramentas de posts temporários, os usuários do WhatsApp podem publicar vídeos, fotos, GIFs e textos estilizados em um feed dentro do mensageiro – e o conteúdo ainda pode ser editado com a inclusão filtros, stickers e anotações. A seguir, entenda os detalhes sobre a função que causou polêmica no último ano.
Status vs Recado
A função "status" existe no WhatsApp desde que ele foi lançado, em 2009, mas de uma maneira diferente. Em sua primeira versão, o recurso tinha o objetivo de dizer aos contatos o que o usuário estava fazendo naquele momento. E assim foi até 2017, quando os posts temporários foram lançados.
A partir daí, o recurso original teve o nome alterado para “recado”. Nele, o usuário pode digitar até 139 caracteres ou selecionar uma mensagem já pronta, como “Disponível”, “Ocupado”, “No cinema”, “No trabalho” ou “Bateria prestes a acabar”.
Privacidade e segurança
Por padrão, o Status do WhatsApp é público, o que significa que qualquer pessoa entre os seus contatos poderá ver as postagens. No entanto, quem usa a aplicação tanto para fins pessoais quanto para trabalho pode preferir que nem todos tenham acesso a esse conteúdo. Para alterar a privacidade do Status, basta acessar as configurações do recurso e decidir quais contatos não verão os posts temporários.
Também é recomendável checar a agenda de contatos do smartphone e excluir os números de pessoas com quem você não fala há muito tempo, e de estabelecimentos comerciais. Assim, somente amigos e familiares terão acesso aos seus Status.
Como baixar o Status de um amigo
Assim como o Snapchat e o Stories do Instagram, o Status não permite que os usuários façam o download de vídeos e fotos de outras pessoas de forma nativa. Porém, há uma série de apps terceiros, como o File Manager, que adicionam essa função à aplicação.
É importante ficar atento à origem das aplicações que incluem recursos extras, porque algumas delas são mal-intencionadas e podem levar vírus ao WhatsApp, a fim de obter dados importantes do usuário ou fazer cobranças indevidas.
Como fazer Status criativos
Há uma série de softwares que ajudam aqueles usuários que desejam ser criativos. Você pode baixar um programa para edição de fotos, como LightX, PicsArt, Cymera, Fotor ou Photo Grid, para inserir filtros extras, realizar montagens e colocar efeitos nas imagens.
Também é possível usar um software de música e ocultar a câmera para publicar suas canções favoritas. Por fim, quem não quer perder uma atualização de status dos contatos, pode optar por adicionar um widget com a funcionalidade na tela inicial do sistema – disponível apenas para iPhone (iOS).
Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o aplicativo Notas Autoadesivas no Windows 10
- Veja dicas para se proteger ao baixar Fortnite no Android
- Microsoft anuncia fim do suporte ao Windows Vista; saiba o que muda
- Dez maiores destaques do Android 10 (Q) revelados no Google I/O 2019
- Apps para Windows Phone: #t?nobloco, Whoscall e outros tops da semana
- Lista reúne os mouses sem fio 'baratinhos' disponíveis no Brasil
- Patch notes 10.16: LoL recebe novo campeão Yone e skins em atualização
- AVGater: falha em antivírus famosos é descoberta por especialista
- Google Chrome: lista tem 30 atalhos de teclado 'ninjas’ do navegador
- Turok: clássicos do Nintendo 64 serão lançados no Switch