O Kraken Tournament é o novo headset da Razer que chega ao mercado com uma proposta ousada: ampliar a imersão do jogador com áudio em 360 graus. Dessa forma, é possível distinguir a origem, por exemplo, de tiros e golpes vindos de praticamente todas as direções, fazendo com que você se sinta dentro do ambiente.
LEIA: Fone traz tecnologia inédita para som perfeito; veja teste
O dispositivo ainda não está disponível no Brasil, mas a fabricante promete que ele deve chegar em breve pelo preço de R$ 699. No review a seguir, descubra se a tecnologia é eficiente.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Som imersivo
Desde seu anúncio, na BGS 2018, o Razer Kraken Tournament se destaca pela proposta de maior imersão para o jogador. A tecnologia, chamada de THX Spatial Audio, permite escutar o áudio como se ele estivesse vindo de, praticamente, todas as direções (não apenas dos lados, mas também de cima e debaixo), de acordo com a origem do som.
Para isso, primeiro, é preciso configurar o headset junto a seu software, o Razer Synapse 3.0, que vai simular essa ambientação sonora. Por meio dele, é possível configurar o Surround, equalizador e efeitos para o microfone acoplado. O programa também permite desativar o efeito THX Spatial Audio caso se sinta desconfortável com ele.
Durante os testes, o primeiro jogo em que utilizamos o recurso foi Fortnite, já que o game, a todo momento, traz uma intensidade sonora em seus combates e, principalmente, por permitir que em confrontos mais frenéticos, com tiros e bombas partindo de todas as direções do mapa. Dito e feito, foi possível identificar de onde vinham determinados disparos e golpes, especialmente, quando partiam de pontos mais altos do cenário.
Outro game que demonstrou esse feito de forma muito nítida foi Overwatch. Junkrat foi o personagem escolhido para o teste e, como ele costuma estourar uma mina embaixo de seus pés para saltar sobre os adversários, o efeito ficou mais evidente. Nesse momento, era possível ouvir nitidamente o som dos disparos que acompanhavam o personagem rumo aos céus, tanto em localização quanto em distância.
Sem o aplicativo, é um headset comum
Como já foi dito anteriormente, para que o efeito THX Spatial Audio funcione, é preciso que o fone esteja ligado ao PC e também ao aplicativo. Sendo assim, utilizar o Razer Kraken Tournament em qualquer outro dispositivo, é o mesmo que usar um headset comum. Isso porque a qualidade dele fora do seu sistema não é nada impressionante.
Durante os testes, ele também foi usado junto a um PS4. Primeiramente, o som ficou um pouco mais abafado do que em outros modelos, inclusive, da própria Razer. Além disso, os efeitos durante os jogos não eram tão distintos como em alguns modelos mais recentes. Para completar, o som do microfone que vem acoplado ao headset
Já para ouvir músicas no celular ou em outro dispositivo, o sistema de graves do modelo possui uma boa qualidade, fazendo com que fãs de rock pesado consigam escutar suas canções preferidas com uma boa performance. O headset também traz um sistema de abafamento de som externo que, embora não impeça totalmente a entrada de outros sons, faz com que o mundo ao seu redor fique bem mais baixo que o normal.
Design simples, mas confortável
O design do Razer Kraken Tournament também rende elogios, não tanto pela beleza, mas pelo conforto que o modelo oferece. Sua parte externa mantém o padrão de outros headsets, com um arco acolchoado, que traz o logo da empresa no lado de fora dos fones.
Na parte interna, o Kraken Tournament conta com um acolchoamento em gel que, além de proporcionar mais conforto, auxilia aqueles que usam óculos. Isso porque ele não faz tanta pressão quando outros modelos cujas "almofadas" são feitas de plástico ou borracha. Essa sutileza também é percebida no peso do produto, que é leve o suficiente para não causar qualquer incomodo após longas horas de uso contínuo.
Um dos pontos negativos, no entanto, são os controles de volume e de ativação do microfone no fio. Além de parecerem um tanto frágil, eles são grandes demais e funcionariam melhor se fossem botões e não no formato de disco.
Preço em conta para quem busca qualidade
De acordo com a Razer, O Kraken Tournament começará a ser vendido em breve no Brasil. A promessa da fabricante é ainda para o mês de novembro. Seu preço de lançamento é de R$ 699 e, embora seja salgado quando comparado com outros modelos, o headset é uma boa opção para os gamers de plantão, que buscam qualidade e imersão em jogos.
Conclusão
O Razer Kraken Tournament Edition inova ao apresentar um efeito 360 graus, com a tecnologia THX Spatial Audio, e se destaca no concorrido mercado de headset gamers. Seu design favorece as longas horas de jogo e trazem mais conforto para aqueles que usam óculos, graças ao acolchoamento em gel. Uma pena que, sem o software instalado no PC ou em outros dispositivos, ele acaba perdendo um pouco a qualidade sonora.
Qual headset devo comprar? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PhotoScape X: oito funções para editar fotos no computador
- A rivalidade entre SonicFox e GO1: entenda a batalha dos mitos
- Memória RAM está dando conflito? Veja causas e como resolver
- Como desligar um PC com Windows sem ter que instalar atualizações
- Vaio C14 e Samsung Expert X22 foram notebooks mais buscados de setembro
- Falta pouco para Google apagar os históricos do Orkut; baixe suas fotos
- DayZ e mais três jogos são banidos de lançamento na Austrália
- Truques para dominar suas Stories postadas no Instagram pelo Android
- Amazon Day 2019 Brasil: saiba como encontrar promoção no aplicativo
- PlayStation Classic: Sony revela os 20 jogos que estarão no console