O mouse é um dos dispositivos mais necessários em um computador. O periférico, criado em 1960 com o objetivo de melhorar a interação com o PC, ficou algum tempo sem uso por falta de interfaces gráficas que oferecessem suporte a ele. Atualmente, porém, o acessório é um item muito usado e que, desde então, já teve diferentes formatos e funções.
Do primeiro modelo até os dispositivos atuais, o TechTudo reuniu algumas informações interessantes sobre a história do mouse. Confira a seguir sete curiosidades a respeito do acessório que faz parte do nosso dia a dia.
Quer comprar um mouse barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
1. Como surgiu
O primeiro protótipo de mouse como conhecemos hoje foi desenvolvido em 1963 por Douglas Engelbart, um pesquisador do Instituto de Pesquisa de Stanford, que contou com a ajuda de seu amigo inventor Bill English. Douglas teve a ideia enquanto participava de uma conferência de computação gráfica, realizada no Instituto em que trabalhava.
O projeto foi motivado pelo desejo de Engelbart de tornar as interfaces gráficas de computador mais eficientes com base no planímetro, uma ferramenta usada por engenheiros e geógrafos para medir a distância em um mapa. O evento contou com a participação de mais de mil profissionais e ajudou a introduzir novas tecnologias no mundo da computação.
Após a conferência, Douglas se empenhou em desenvolver uma maneira simples do usuário interagir com um computador. Assim, criou um novo conceito: um dispositivo que consegue se conectar ao computador e permite controlar o cursor exibido no monitor.
2. O primeiro mouse
Em 1968, cinco anos após a conferência, Engelbart realizou a primeira demonstração pública do seu projeto: o primeiro mouse da história era uma caixa de madeira com um botão na parte superior, movido por duas rodas. Além disso, o dispositivo trazia um cabo em uma das extremidades, que parecia o rabo de um rato, como o próprio nome sugere. O dispositivo foi chamado de “XY Position Indicator For A Display System”. Porém, na época em que foi criado, o mouse não teve muita utilidade, já que ainda não existiam interfaces gráficas com suporte à invenção.
3. Sem patente
Em 1952, quase dez anos antes da conferência que deu início ao processo de desenvolvimento do mouse, o Comando Marítimo das Forças Canadenses, juntamente com universidades e companhias privada, desenvolveram um projeto nomeado DATAR. A ideia era enviar dados de radares e sonares por meio de um trackball, uma espécie de mouse. Para isso, era necessário girar uma bola capaz de movimentar o cursor do aparelho. Por ser um projeto militar secreto, a invenção nunca foi registrada.
Mesmo com os créditos da criação, Engelbart nunca ganhou nada com isso. Isso porque sua patente expirou pouco antes de o mouse do computador se tornar um item amplamente utilizado. Isso só aconteceu em 1983, quando o primeiro mouse comercial da Apple chegou ao mercado como parte do sistema de computador Lisa.
4. Existem três tipos de mouse
Existem três tipos de mouse: o mecânico, o óptico e o laser. O primeiro tem uma bola na parte de baixo para ajudá-lo a se mover, e foi amplamente utilizado nas décadas de 80 e 90. Um dos principais problemas era a sujeira acumulada nos rolos conectados à bola, e era necessário abrir o acessório para limpar e evitar travamentos.
O segundo, que apresenta uma precisão de movimento maior em relação ao modelo mecânico, surgiu em 1980, mas se popularizou apenas em 1999. O dispositivo emite uma luz de LED que, ao refletir na superfície em que se encontra, é analisada por sensores de velocidade e distância. O modelo laser tem o mesmo princípio do mouse óptico, mas, no lugar da luz de LED, emite um laser infravermelho.
5. Xerox Alto: primeiro computador a usar um mouse
O primeiro computador a ser comercializado com mouse foi o X
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ilha da Macacada vence Flamengo e conquista Circuito Desafiante 2018
- Apex Legends: veja o que esperar do Battle Pass da Season 1
- Como solicitar seguro-desemprego pelo celular? Conheça a CTPS Digital
- Uncharted: The Nathan Drake Collection vai receber demo no fim do mês
- Entenda o processo de como tornar um game "Gold" e a sua importância
- Turok 2: clássico do Nintendo 64 será relançado para Nintendo Switch
- Como pagar a nova taxa dos Correios para receber encomenda internacional
- Surface Pro 3 ou Macbook Air? Saiba qual investimento é mais vantajoso
- Periscope, Nubank e mais: melhores apps para iPhone e iPad de 2015
- Tecnologia SSD se supera com modelo de 6TB e apenas 2,5 polegadas; veja