O Instagram passará a apagar fotos de usuários que reproduzirem o sinal de "OK" com as mãos. A partir desta quinta-feira (10), o menu de denúncia do aplicativo lista entre os critérios de remoção "gestos do movimento de supremacia branca". O gesto "OK" foi apropriado pelo movimento branco americano para indicar "white power" nas redes, e a popularização do símbolo o fez entrar para a lista de símbolos de ódio da Liga Antidifamação (ADL, em inglês), organização dos Estados Unidos responsável por monitorar crimes de ódio.
Como resposta, o Instagram adotou novas regras para combater o discurso de ódio no ambiente online com a ferramenta de denúncia de posts, que pode resultar na exclusão do conteúdo ofensivo e no banimento do usuário da rede social. Como o sinal de "OK" tem um significado original diferente, a ADL recomenda tomar "cuidados especiais para não tirar conclusões precipitadas sobre a intenção de alguém que usou o gesto", já que em alguns casos ele pode ter sido utilizado com o objetivo de demonstrar aprovação ou indicar que está tudo bem.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Origem da polêmica
Em 2017, alguns usuários do fórum 4Chan divulgaram maliciosamente que o sinal de “OK” era um símbolo do poder supremacista branco. De acordo com o grupo, o gesto significa que os três dedos retos formam a letra "W" (de white, branco em português), enquanto o polegar e o indicador fechados se referem à letra "P" (power, que traduz como poder). A notícia falsa se popularizou entre a extrema-direita, e o sinal passou a ser usado em insultos e mensagens ofensivas no ambiente online.
O símbolo de supremacia branca se popularizou na Internet nos últimos meses. Em março, o responsável pelo massacre de 51 pessoas em Christchurch, na Nova Zelândia, realiz
Via Summit
Como tirar foto oculta do Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Saiba quais foram os altos e baixos da IFA 2016
- Coach Guitar
- Galaxy S8: como utilizar duas contas de WhatsApp no mesmo celular
- Capa para LG K40S: 6 opções com preços a partir de R$ 10
- Pulseira cópia da Mi Band 4 tem bateria para 10 dias e custa R$ 18
- League of Legends: relembre jogadas de brasileiros no The Penta
- Campus Party 2016: com ingressos esgotados, começa a CPBR 9
- Beta de Pokémon Go revela sistema de batalhas e detalhes do lançamento
- Passaporte Decolar: como se cadastrar no programa de fidelidade
- Centenas de senhas do iCloud vazam na web; confira se a sua está na lista