O Brasil é um mercado de streaming importante, sendo, por exemplo, o segundo que mais cresce em número de assinantes do Netflix. Porém, a popularidade desse tipo de serviço poderia ser ainda maior se não fossem as variações na velocidade de conexão. Confira cinco dicas que podem ajudar a acelerar a reprodução de vídeos caso você enfrenta problemas ao assistir filmes e séries online no computador.
Conheça os melhores apps para assistir filmes e séries pelo celular
1) Desconecte dispositivos que voc6e não está usando
Embora seja óbvio, há quem não se preocupe em desconectar aparelhos com acesso à Internet quando a velocidade está baixa. Se você estiver tendo dificuldades no streaming, a primeira providência deve ser desligar o Wi-Fi do celular e de outros dispositivos que estejam competindo pelo mesmo sinal.
Como o desempenho da infraestrutura de rede brasileira pode variar muito, é importante saber que, em horários de pico, você deve priorizar as tarefas mais importantes e deixar as demais de lado – vale, portanto, também pausar e agendar downloads de torrent ou de apps no celular, se for o caso.
2) Livre-se dos arquivos temporários
Se você não costuma fechar completamente seu navegador de vez em quando, talvez seja importante excluir o seu histórico de navegação e outros arquivos temporários do cache antes de iniciar um streaming de vídeos e séries de TV. Esses itens não só ocupam espaço no HD, mas também podem dificultar o tráfego de dados em alta velocidade, especialmente em conexões de baixa velocidade.
3) Prefira conexão a cabo
Internet via Wi-Fi é certamente mais conveniente, mas ela raramente substituirá a estabilidade de uma conexão via cabo Ethernet. Se seu computador tiver uma saída de rede – e seu cabo for grande o suficiente para chegar no sofá –, tente se acostumar a fazer streaming de vídeos com o cabo conectado. A transmissão de dados deve variar menos, fazendo com que a resolução do filme não caia.
4) Desabilite a aceleração de hardware
A aceleração de hardware é útil para melhorar o desempenho de programas pesados no Windows, mas pode influenciar negativamente a reprodução de vídeos por meio de streaming. Sempre que for usar o Netflix ou outro serviço do tipo, lembre-se de desativar o recurso para ter uma experiência melhor. Para isso, basta acessar as configurações de vídeo do sistema no Firefox e ou no Google Chrome.
5) Configure um novo canal no roteador
Caso as dicas acima não melhorem o desempenho dos streamings no seu computador – considerando que haja uma boa conexão à Internet ativa, é claro – vale tentar melhorar o desempenho do roteador trocando o canal de tráfego. Programas como o Acrylic Wi-Fi são capazes de escanear as frequências menos sobrecarregadas e direcionar a conexão do roteador para lá, "abrindo caminho para a rede".
Para fazer isso é necessário ter domínio sobre as configurações do seu roteador, portanto não recomendamos prosseguir caso não saiba abrir o painel de comando do aparelho por meio do IP, ou nunca tenha configurado um roteador sozinho. Procure o modelo do seu roteador no TechTudo.
O que é melhor: comprar, baixar ou alugar filmes em 3D? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- PS Plus: Shadow of War e Hollow Knight são jogos grátis de PS4 em novembro
- Como achar letras de músicas sem sair do Chrome com a extensão Vagalume
- brTT e tecnosh na Cube TV: veja streamers que saíram da Twitch
- Sombras da Guerra e Evil Within 2 estão nos lançamentos da semana
- Google Pixel 4: Google promete correção após polêmica com biometria
- Como fazer sua mala para viagem com app PackPoint
- Xiaomi: 4 celulares campeões de vendas no Brasil
- Como usar códigos para desbloquear categorias ocultas na Netflix
- Missão Viking do Coin Master: como funciona e dicas para ganhar no evento
- Monitor curvo da Samsung: veja todos os modelos e preços à venda no Brasil