Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Brasil inteiro está de quarentena. Mas, para algumas pessoas, o trabalho não para, sendo possível fazer home office para trabalhar de casa. Isso pode ser difícil nos primeiros dias, já que exige uma adaptação da rotina, mas existem algumas ferramentas e práticas que prometem ajudar nessa situação. Pensando nisso, o TechTudo reuniu seis dicas para ajudar o leitor a fazer home office da melhor maneira possível.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Defina um horário
O primeiro passo para ser produtivo em casa é estabelecer uma rotina de trabalho com horários bem definidos. Um bom ponto de partida é tentar repetir o mesmo expediente realizado na empresa, incluindo as pausas para o almoço e eventuais momentos de relaxamento. O serviço gratuito Focus Booster – que se baseia na técnica Pomodoro – e a extensão para navegador Hubstaff podem controlar o tempo dedicado a cada tarefa para não se perder com distrações.
Apps como o Alarmy, um despertador que exige resolver uma conta matemática para silenciar, podem ser interessante na hora de acordar. Já o Drink Water Reminder lembra o usuário de beber água regularmente, enquanto o Stand Up! emite avisos alertas periódicos para que o mesmo levante e estique as pernas depois de muito tempo sentado.
Escolha o local certo
Com o horário definido, escolha um local confortável e bem iluminado para trabalhar. Não esqueça de sentar-se de frente para a janela ou outra fonte de luz para ter o rosto bem iluminado durante videochamadas. É importante também trabalhar no mesmo ambiente que o roteador está instalado e eliminar obstáculos ao redor do equipamento para obter o melhor desempenho do Wi-Fi. Se precisar trabalhar em um cômodo distante, repetidores ou roteadores Mesh podem ajudar a manter a intensidade do sinal.
Faça uma limpeza geral no computador
Faça uma manutenção geral no sistema do computador para deixá-lo pronto para trabalhar. Comece instalando um anti-malware, como o Malwarebytes, por exemplo, e deixe o Windows Defender ativado. Use antivírus adicionais e grátis, como AVG e BitDefender, para complementar a proteção. Também é importante baixar as atualizações de sistema pendentes para garantir as correções de bugs mais recentes.
Depois de reforçar a segurança, baixe o TreeSize ou outro app semelhante para descobrir os arquivos que mais ocupam o HD do PC e remova os itens desnecessários. Lembre-se que um HD quase cheio dificulta o trabalho e impacta diretamente no desempenho do computador.
Em seguida, instale limpadores como o Advanced SystemCare e o Ashampoo WinOptimizer para remover lixo eletrônico e otimizar o desempenho. Tenha atenção na hora da instalação para não adquirir programas extras e faça uma varredura, eliminando os arquivos temporários e inúteis identificados pelos softwares. Para não receber notificações incômodas desses programas, vale mexer nas configurações do sistema ou, se for o caso, deinstalá-los.
Crie uma playlist para focar
Playlists musicais podem ajudar alguns usuários a se concentrarem melhor, sobretudo em ambientes barulhentos. Serviços de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Prime Music e YouTube Music permitem criar listas personalizadas com suas músicas preferidas, e trazem sequências temáticas prontas para dar play e começar a ouvir. Busque também por playlists usando palavras-chave como “home office” ou “concentration” para encontrar opções mais calmas e adequadas para um ambiente de escritório.
Desligue as notificações
Notificações podem ser uma grande fonte de distração ao fazer home office. É importante ativar o Não Perturbe do celular e do computador durante as horas definidas para o trabalho. No Android, basta abrir a cortina de atalhos e selecionar a opção “Não perturbar”. No iPhone (iOS), o usuário deve acionar a tela de atalhos e tocar no botão com ícone de meia lua.
No Windows 10, a função correspondente é o Assistente de Foco, cujo atalho fica no painel à direita do sistema. Já no macOS, é preciso abrir o menu à direita e clicar em “Não Perturbe”. Em todos os sistemas, é possível configurar horários em que o recurso será ativado automaticamente.
No computador, não misturar trabalho e pessoal
Misturar assuntos pessoais com profissionais pode prejudicar o rendimento no trabalho remoto. Para evitar problemas do tipo, é importante separar atividades no próprio computador: durante o horário de expediente em casa, não abra programas que não sejam para o trabalho e evite acessar redes sociais. Extensões como Work Mode e Block Site ajudam a limitar o acesso a Facebook, Twitter e outro sites em horários predefinidos.
Se for inevitável iniciar tarefas de cunho pessoal durante o dia, é importante pelo menos separá-las em áreas de trabalho diferentes. No Windows, digite o comando Windows + Tab para abrir a tela de multitarefas e clique em “Nova área de trabalho” para criar um ambiente independente. No macOS, basta deslizar para cima com três dedos no trackpad e clicar no sinal de mais no canto superior direito da tela.
Como mudar o canal do roteador para melhorar o sinal Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como adicionar um contato à Central de Notificações do iPhone
- Valorant: veja melhores personagens e suas habilidades para iniciantes
- ReCAPTCHA v3 do Google é mais discreto e dispensa interação com usuário
- Google Flights usa inteligência artificial para prever atrasos em voos
- CS:GO: mousesports supera Team Liquid e vence a ESL One New York 2018
- Overwatch: como usar o Workshop para criar personagens e modos de jogo
- PicsArt: como aplicar efeitos e stickers em tempo real nas suas selfies
- Como conseguir pedra de Sinnoh no Pokémon GO
- LG revela nova linha de soundbars compatíveis com Google Assistente
- Redmi K20 e Redmi K20 Pro chegam à China com câmera deslizante