O PlayStation 5 (PS5) teve novos detalhes de gráficos revelados na última terça-feira (13), quando a Epic Games anunciou o Unreal Engine 5 com uma demonstração de tecnologia executada no console. A versão mais recente do motor utiliza recursos de renderização, chamados de Nanite e Lumen, para a criação de objetos com riqueza de detalhes e maior iluminação natural. A prévia, que não chega a ser um game completo, indica o que pode ser possível nos games da próxima geração com o novo motor gráfico.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Em vídeo que detalha as tecnologias por trás do Unreal Engine 5, a Epic explica o objetivo da nova geração do motor gráfico. Segundo a empresa, a proposta é oferecer aos desenvolvedores a capacidade de criar games com visuais que se aproximam da computação gráfica usada nas grandes produções de cinema e na vida real.
Nanite
Para esse fim, há duas tecnologias em ênfase na demo. O “Nanite” refere-se a um novo tipo de geometria para que elementos e objetos apresentados no jogo tenham um nível de detalhes muito superior. Atualmente, games precisam sacrificar um pouco da qualidade de seus objetos em um processo que troca o nível de detalhe e complexidade desses elementos conforme o usuário aproxima ou afasta a câmera deles. O método atual substitui texturas de maior ou menor resolução conforme o caso.
Com Nanite, essas limitações desaparecem. A Epic promete a capacidade de importar modelos 3D de forma bruta para o ambiente da Unreal Engine 5, o que permitiria gráficos realistas e games com visuais muito mais complexos e sem perda de qualidade. A novidade usa um processo de escala em tempo real para substituir o modelo anterior de texturas.
O resultado, na prática, é que artistas podem criar elementos extremamente complexos e de altíssima qualidade. Na demo, há estátuas formadas por 33 milhões de triângulos e que são importadas de forma “bruta” de um software de modelagem 3D para o jogo sem perda de qualidade.
Lumen
A outra novidade demonstrada pela Epic na demo é chamada de Lumen e faz referência a uma nova tecnologia de iluminação global. A Lumen promete simular de forma mais precisa e natural o comportamento da luz na vida real. A ideia é que, ao contrário do que é feito atualmente, desenvolvedores não precisem criar diferentes condições e níveis de iluminação de forma estática para cada trecho do jogo.
Na demo realizada no PS5, é possível ver o sistema de iluminação global dinâmico em ação com a lanterna que a personagem carrega, ou sendo projetada por aberturas em uma caverna. O sistema mostra a luz banhando o ambiente, incidindo sobre diferentes superfícies e se propagando de forma natural.
Embora a demonstração tenha sido apresentada rodando em um PS5, a tendência é de que essas técnicas beneficiem também jogos que sejam criados para Xbox Series X e PCs. Isso porque a Unreal Engine 5 é uma tecnologia multiplataforma.
Via Gamespot, Eurogamer e Digital Foundry
Quais são os melhores 10 jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ativar o Deezer Premium grátis da TIM
- Cinco programas grátis para fazer vídeo com fotos
- Como ouvir podcasts no Spotify
- Mouse Logitech: veja seis modelos sem fio por até R$ 150 no Brasil
- Hunt Showdown: veja os requisitos para jogar no PC
- Selphy CP1300, impressora fotográfica portátil da Canon, chega ao Brasil
- Que horas começa o evento do Fortnite? Assista ao vivo ao fim da Season 2
- Como usar o Snapchat no iPad
- Como ativar e usar cheats e códigos em LEGO Os Incríveis
- Need for Speed e mais jogos de corrida estão com até 85% de desconto