O Ministério da Saúde informou nesta tarde que os celulares do Brasil terão acesso a uma tecnologia que alerta para o contágio por Covid-19. A novidade é fruto de uma inédita parceria com a Apple e com o Google, gigantes do setor que desenvolveram uma forma para que os usuários fiquem cientes se tiverem contato com pessoas que testaram positivo para a doença.
Os alertas serão emitidos por meio do aplicativo gratuito Coronavírus - SUS. É necessário tê-lo instalado no smartphone. A função começa a valer hoje mesmo para celulares com sistema Android. A pasta explicou que uma atualização para iPhone (iOS) será liberada “nos próximos dias”. Cerca de 10 milhões de pessoas já têm acesso ao app oficial do governo.
???? Encontre os melhores smartphones com desconto
???? O pagamento por aproximação veio para ficar. Você já conhece?
Em nota, o ministério declarou que a técnica de rastreamento de casos positivos da Covid-19 “será um fator essencial da transição da população para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, auxilia a gerenciar o risco de novos surtos”.
Como funciona
Nos últimos anos se popularizou o chip de Bluetooth no celular. Ele realiza comunicação sem fio com aparelhos ao redor. É por meio dele que um smartphone percebe a presença de outro. A tecnologia desenvolvida por Apple e Google faz esta varredura e guarda o registro de todos os demais smartphones que estiveram a um raio de 1,5 a 2 metros e pelo período de 5 minutos.
O Sistema de Notificações de Exposição não guarda nomes ou números de telefone. Ele atribui uma identificação aleatória para os aparelhos. Quando um usuário testa positivo, o sistema leva em consideração aquela identificação aleatória para alertar todos os demais smartphones que a têm salva na memória.
O Ministério da Saúde fará o cruzamento entre o exame informado pela pessoa e os registros integrados da plataforma de vigilância (e-SUS Notifica) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). São bases de dados que reúnem informações dos pacientes com Covid-19 no Brasil.
A pasta explicou que notificação vai alertar que se trata de uma medida de prevenção e que não necessariamente a pessoa terá a doença, mas que é preciso ficar atenta aos sintomas e reforçar a higiene. Também dará a orientação para que busque o serviço de saúde mais próximo caso apresente febre, tosse, dor de garganta, coriza ou falta de ar.
Os donos dos smartphones podem desativar o recurso a qualquer momento.
Privacidade
O sistema criado por Apple e Google leva em consideração a privacidade dos usuários. Ele não utiliza informações de localização geográfica, por exemplo, um indicativo de que não é possível saber a movimentação dos usuários
Já o apli
O governo brasileiro informa que o app passou por uma “sequência exaustiva de testes” conduzidos pelos fabricantes antes de ser disponibilizado nas lojas para download.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fones de ouvido personalizados: escolha um aparelho com a sua cara
- Confira a lista de todos os DLCs lançados para The Witcher 3
- Como emagrecer com alimentação saudável e exercícios com o app BetterMe
- WhatsApp: grave mensagens divertidas com a voz do Google Tradutor
- Croácia x Dinamarca ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- FalleN é destaque no Twitter em 2018; veja players e eventos mais citados
- Raspberry Pi 3 ganha suporte integrado a Wi-Fi e Bluetooth
- Nintendo 3DS: saiba como usar o app Posta-Imagens para publicar fotos
- 20 aplicativos para ajudar a cumprir as promessas de Ano Novo
- Guitar Hero Live: testamos novo game que traz 'rockstars' de verdade