O Google começou a liberar, nesta terça-feira (8), a versão final do Android 11 para modelos selecionados dos celulares Pixel, OnePlus, Xiaomi, Oppo e Realme. A edição mais recente do sistema chega para substituir o Android 10 e traz mudanças mais discretas do que seu antecessor, conhecido pela estreia oficial do modo escuro em smartphones Android.
A atualização prioriza a privacidade do usuário com a opção “permitir apenas uma vez” ao autorizar acesso de um aplicativo a alguma informação do celular (como câmera, armazenamento ou microfone), e também estreia emojis inéditos, com figuras redesenhadas de animais e novas carinhas, como ninjas e pessoa com disfarce de óculos e bigode.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A nova atualização do Android costuma ser anunciada oficialmente na Google I/O, evento anual da empresa para divulgar as novidades para desenvolvedores, mas o encontro foi cancelado este ano devido à pandemia do novo coronavírus. Dessa vez, a versão beta do sistema operacional foi liberada em junho sem cerimônia para os celulares compatíveis.
Entre as funcionalidades flagradas no Android 11 desde a primeira prévia para desenvolvedores, está o recurso de privacidade que dá maior controle às permissões que aplicativos têm a dados do celular. Fora a estreia da opção de "permitir apenas uma vez", o sistema também notificará ao remover autorizações de apps pouco usados de maneira automática.
As notificações também ganharam uma repaginada, com a opção de silenciar alertas na hora de gravar um vídeo, receber avisos de conversas importantes mesmo com o modo Não Perturbe ativado, e uma área reservada a mensagens de chats na central de notificações do Android. Além disso, também é inaugurado o recurso multi-tarefa Bubbles, que permite responder conversas sem abrir o mensageiro em questão.
O Android 11 estreia oficialmente a ferramenta de gravação de tela do celular, que o rival iOS, da Apple, tem desde a 11ª edição do sistema para iPhone. Até então, usuários do sistema do Google precisavam baixar aplicativos de terceiros para capturar o que é feito no display, junto ao som do microfone, do smartphone ou de ambos. Vale lembrar que o sistema baseado em Android da Huawei e da Xiaomi já contavam com a função de forma nativa.
A nova edição do
Via Google
Quais são os melhores aplicativos para Android? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lista reúne os jogos mais 'bizarros' do NES, o Nintendinho
- Como mesclar duas páginas no Facebook
- Reveja seus melhores momentos de 2014 com retrospectiva do Facebook
- Como desbloquear Carla e outros personagens secretos em Resident Evil 6
- Como usar o botão de pânico do Galaxy S8; função auxilia em emergências
- Overwatch: conheça Baptiste, novo herói do jogo de tiro da Blizzard
- CS:GO: conheça meyern, possível substituto de LUCAS1 na MIBR
- Confira dicas para jogar Yu-Gi-Oh! Duel Links no Android e iPhone (iOS)
- Requisitos de Assassin's Creed Valhalla para fazer download no PC
- GTA 5: como reparar carros e recuperar sua vida instantaneamente