Forçar a parada de um aplicativo encerra total e imediatamente todas as atividades de primeiro e segundo plano do app. O recurso pode ser útil para melhor o funcionamento do programa, corrigir possíveis bugs e otimizar o desempenho de um celular lento e travando. No caso do WhatsApp, a ação também permite ficar offline e parar de receber mensagens.
Vale ressaltar que forçar uma parada não reduz a bateria do smartphone, por exemplo, já que somente fechando o aplicativo o uso de bateria é cessado. Além disso, fechar um app também pode aumentar a velocidade de outros aplicativos. A ação pode ser feita em celulares Android e iPhone (iOS). Veja, a seguir, mais sobre como forçar parada de um app.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é "forçar a parada" de um aplicativo?
Forçar a parada é encerrar todas as atividades, de primeiro e segundo plano, de um aplicativo. Geralmente, os usuários acreditam que apenas sair do app pelo botão de menu já basta para parar o funcionamento, porém, muitas vezes eles continuam funcionando por algum tempo até pararem as atividades. Apps de música, de mensagem e de monitoramento de saúde continuam realizando algumas ações em segundo plano, como downloads, até encerrarem totalmente.
Forçar a parada pode aumentar o desempenho de outros apps e ajudar, caso o celular esteja lento e travando. Isso acontece porque a ação libera mais memória do celular. Além disso, lembre-se de que você pode perder todo o conteúdo caso esteja em uma plataforma para escrever textos sem salvamento automático e force o encerramento do app.
Quando é recomendado forçar a parada de um app?
É recomendado forçar a parada de um aplicativo quando ele apresentar problemas no funcionamento, como fechar sozinho, lentidão ou se algum dos recursos não funcionar bem. Geralmente, a ação tem uma boa chance de resolver os problemas.
No entanto, é preciso lembrar que fechar um app indo até o menu não é a mesma coisa que encerrar totalmente as atividades forçando a parada. Quando o usuário apenas "sai" do aplicativo, talvez o app demore um pouco para parar completamente e pode continuar funcionando no segundo plano.
Além disso, há uma falsa expectativa de que forçar o fechamento pode salvar um pouco da bateria. Na realidade, a redução de bateria só existe se os aplicativos permanecerem fechados. Para saber quanto de bateria o aplicativo utiliza e otimizar o uso, no Android, basta ir em "Configurações" e selecionar "Bateria". Então, procure os três pontinhos no canto direito e ir até "Uso da Bateria". No caso do iPhone, vá até "Configurações", procure por "Bateria" e veja o uso de energia de cada app.
Como forçar a parada de um aplicativo no Android e iPhone (iOS)?
Forçar a parada de um aplicativo é bastante simples em ambos sistemas operacionais. Em celulares Android, abra as "Configurações", vá até "Apps" e, em "Gerenciar apps", selecione o aplicativo que deseja fechar com a opção "Forçar parada".
Já no iOS,
O que acontece ao forçar a parada do WhatsApp?
Assim como todos os aplicativos, o WhatsApp também pode ser encerrado de forma forçada, tanto no Android quanto no iOS. Além de evitar bugs e lentidão, a medida também pode deixar o WhatsApp offline no Android ao desativar os dados móveis para não receber mais mensagens.
Via Guiding Tech
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Capa para Galaxy M20: lista reúne cinco opções para celular Samsung
- Disney+: veja preço, catálogo de filmes e séries e lançamento no Brasil
- Informe de Rendimentos Bradesco: como consultar extrato para IRPF 2021
- Confira os mods mais divertidos do clássico GTA San Andreas
- Novo carregador portátil da Sony promete até duas recargas por vez
- CS:GO: s1mple é banido da Twitch TV pela segunda vez em 2019
- Cortana canta hinos de clubes e ganha novos truques no Windows 10
- Google Maps: como fazer o download de mapas offline no iPhone
- Google lan?a plugin para desenvolvedores rodarem apps Android no Chrome
- Capa para iPhone 11: lista reúne cinco opções para celular Apple