O Android M é a próxima versão do sistema operacional do Google, apresentada na última semana, no evento Google I/O. Uma versão prévia já está disponível para desenvolvedores e pode ser instalada em smartphones Nexus, mas ela ainda deve receber alguns ajustes, até a chegada da versão final para outros celulares e tablets.
Sundar Pichai revela Android M, Android Pay e outras novidades para o sistema (Foto: Reprodução/YouTube)
Se o calendário seguir os mesmos passos da última edição, o Android 5.0 (Lollipop), a linha Nexus deve ser também a primeira na fila para receber o Android M, entre outubro e novembro de 2015. Depois dela, os primeiros smartphones de outras marcas a serem atualizados devem ser os da Motorola, prioritariamente Moto G e Moto X, ainda em novembro. Em dezembro, Samsung e LG deverão atualizar o Galaxy S6 e o LG G4, seus respectivos modelos tops de linha.
A fila seguiria com a linha Note, também da Samsung, em fevereiro, para, então, chegar aos smartphones Xperia, da Sony, em março – os modelos Xperia Z3 e Xperia Z3+ podem estar na dianteira. Há também a chance de que o Android M, que ainda irá ganhar seu nome oficial, seja lançado de forma definitiva em um novo smartphone Nexus, mas com data de lançamento ainda incerta.
... r>
Tudo indica que os passos serão bem parecidos. Na divulgação do nome, pelo menos, a fabricante já está adotando a mesma receita. O Android Lollipop, por exemplo, foi chamado apenas de "Android L" no Google I/O 2014 e teve o nome revelado apenas na versão final, para todos os usuários.