O Clubhouse é a nova rede social do momento. Disponível apenas para iPhone (iOS) e ainda em fase de testes, o novo app alcançou grande popularidade nas últimas semanas, e chamou a atenção de personalidades como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que participarou de bate-papos na plataforma. Baseado em chats de voz e ainda sem previsão de lançamento para Android, o Clubhouse só permite o cadastro de membros que receberam convites, o que torna o app ainda mais exclusivo.
Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco perguntas e respostas sobre o aplicativo Clubhouse. A seguir, você pode conferir como funciona a rede social e como ela ficou tão popular nas últimas semanas.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. O que é o Clubhouse e como funciona?
O Clubhouse é uma rede social só de áudios, disponível apenas para iPhone (iOS) e que ainda está em versão beta de testes. Para criar uma conta no Clubhouse é necessário receber um convite de um contato que já usa a rede social, o que torna o app mais exclusivo, uma vez que o número de convites é limitado.
A plataforma funciona por meio de clubes e salas em grupo em que os participantes só podem se comunicar por áudio — o app não permite o envio de fotos ou mensagens de texto nas conversas. Além disso, os chats ocorrem sempre ao vivo, e as salas possuem os "speakers", usuários que podem falar durante a conferência, e os "listeners", que são os ouvintes da conversa.
No geral, o app é uma mistura de conferências de áudio, podcasts e chamadas ao vivo: a rede social permite criar grupos ou eventos para discutir um tema específico, que é sugerido ao usuário baseado nos tópicos de interesse selecionados ao criar um perfil na rede social — de maneira similar ao que acontece com as sugestões da aba "Para Você" do TikTok, por exemplo.
2. Como o Clubhouse ficou tão popular?
O app alcançou grande popularidade nas últimas semanas principalmente por conta do grande número de usuários da China que aderiram à rede social, além do aparecimento de personalidades famosas como o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, nos chats do Clubhouse. No Brasil, influenciadores digitais e youtubers como Pyong Lee e apresentadores como Celso Portioli e Luciano Huck já apareceram na rede social.
3. Como usar o Clubhouse?
A plataforma permite checar as salas de discussão em andamento no momento e as que estão marcadas para acontecer em breve. Para participar de um dos clubes, você deve selecionar o chat e, assim, entrará como ouvinte no bate-papo. Caso queira participar da conversa como um "speaker", é possível tocar sobre o ícone de mão no menu inferior do app para pedir a palavra. Se o moderador do chat aceitar a sua solicitação, você também poderá participar da conversa discutindo com os demais participantes do grupo.
O limite máximo de membros para o bate-papo é de até 5 mil participantes até o momento, e os clubes não ficam mais visíveis na plataforma assim que os chats ao vivo terminam. Você também pode começar uma nova sala no Clubhouse: basta tocar em "Criar sala" e indicar os membros que participarão da conferência. Também é possível criar um evento pela plataforma, indicando uma data e horário para iniciar um novo bate-papo e adicionando uma descrição sobre o evento.
4. Como convidar no Clubhouse e conseguir convite?
Como o app ainda está em fase de testes, só é possível entrar no Clubhouse após receber um convite de alguém que já é membro. Cada novo integrante que começa a usar o Clubhouse ganha ma
Em seguida, você pode verificar quantos convites ainda estão disponíveis, seguido de uma lista com seus contatos. Para convidar um deles, basta tocar sobre o ícone ao lado de seus nomes que um link para cadastro será enviado para o contato via SMS.
5. Alternativas ao Clubhouse?
Apesar do Clubhouse ser uma rede social recente, algumas funcionalidades do app podem ser encontradas em outros apps de conversas. O Telegram, por exemplo, adicionou recentemente um novo recurso nos chats em grupo que permite criar conferências de áudio. Com ele, usuários ainda podem utilizar as outras funções do app, e os chats de voz não são excluídos automaticamente após as discussões. Além disso, os grupos no Telegram suportam mais de 200 mil membros.
Nos últimos meses, o Twitter anunciou um novo recurso para o microblog chamado de Audio Space, que também vai permitir chamadas de voz na rede social. Além deles, outra opção é o Discord, app de chamadas de voz que também permite participar de canais e servidores em grupo.
Com informações de Livemint, The Guardian, PcMag, BBC, Business Insider, HowToGeek e Engadget
Como se proteger de redes sociais hackeadas? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Internet bate recorde mundial: velocidade de 44,2 Tb/s
- Como assistir a Flamengo x Grêmio pela Libertadores ao vivo na smart TV
- LG G4 ganha duas novas versões: G4 Stylus e G4c; confira
- Mundial de LoL 2018: Invictus e Fnatic estão na final do campeonato
- iPhone 8 não tem IMEI gravado na parte de trás; veja como consultar
- Hogwarts Legacy: novo jogo da saga Harry Potter é anunciado para PS5
- Veja vantagens e desvantagens da mídia digital no Xbox One e PS4
- Confira os seis melhores monitores LED da AOC vendidos no Brasil
- FY no TikTok: saiba o significado da hashtag e como aparecer na página
- Dying Light: confira dicas para mandar bem no game de zumbis