CD Projekt Red, desenvolvedora responsável por Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, confirmou via Twitter, nesta terça-feira (9), que foi vítima de hackers. O ataque pode ter interceptado informações do estúdio, inclusive o código-fonte de seus produtos. Além do roubo de dados, o estúdio polonês informa que alguns de seus servidores foram criptografados pelo invasor para obtenção de resgate, que a empresa já confirmou não ter intenção de pagar. Os invasores também teriam obtido documentação administrativa geral da companhia.
Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A confirmação da invasão partiu do próprio estúdio que, via Twitter, também publicou a nota deixada pelo invasor. Além de alegar ter obtido material referente aos jogos da produtora – Cyberpunk 2077, The Witcher 3 na versão da geração anterior e da nova, ainda não lançada, e Gwent – o hacker afirma ter acesso à documentação interna do estúdio. Os criminosos alegam que, caso um resgate não seja pago, enviarão esse material para jornalistas.
Já a CD Projekt Red afirma que não pretende negociar com o invasor. Além disso, a desenvolvedora já está em processo de reestabelecimento dos servidores bloqueados pela criptografia usada pelo criminoso com backups das informações.
A documentação administrativa pode ser explorada para descrever o funcionamento interno do estúdio, com potencial de gerar mais desgaste para uma produtora bastante criticada pelo rotina e dinâmica de trabalho nos últimos anos. Entretanto, caso a invasão tenha mesmo obtido material da CD Projekt Red, o código-fonte pode se mostrar como a perda de conteúdo mais sensível ao estúdio, já que se traduz em acesso a tecnologias internas e propriedade intelectual da produtora.
Em jogos, assim como em todo tipo de software, o código-fonte refere-se à programação interna dos games. O conteúdo pode permitir projetos mais sofisticados de engenharia reversa em cima da tecnologia dos games do estúdio.
Ainda de acordo com a CD Projekt Red, informações de jogadores e consumidores não parecem ter sido obtidos pela ação. Além disso, a produtora também admite que seus dados podem acabar vazando na Internet nos próximos dias.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema
- Games clássicos de Aladdin, O Rei Leão e Mogli são relançados no Steam
- Koo Tigers vencem campeões do mundo na semifinal de League of Legends
- Como baixar Free Fire Battlegrounds no celular Android e iPhone
- Street Fighter V: Champion Edition chega com correção após polêmica
- JBL T110 e T450BT estão entre fones de ouvido mais buscados de junho
- Dicas para jogar Uncharted 4, game exclusivo do PS4
- Sharks é a campeã da LA League de Counter Strike: Global Offensive
- Telegram: como desativar as notificações sobre novos contatos
- Acessório para Macbook e iPad economiza espaço com plug na tomada