CD Projekt Red, desenvolvedora responsável por Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, confirmou via Twitter, nesta terça-feira (9), que foi vítima de hackers. O ataque pode ter interceptado informações do estúdio, inclusive o código-fonte de seus produtos. Além do roubo de dados, o estúdio polonês informa que alguns de seus servidores foram criptografados pelo invasor para obtenção de resgate, que a empresa já confirmou não ter intenção de pagar. Os invasores também teriam obtido documentação administrativa geral da companhia.
Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A confirmação da invasão partiu do próprio estúdio que, via Twitter, também publicou a nota deixada pelo invasor. Além de alegar ter obtido material referente aos jogos da produtora – Cyberpunk 2077, The Witcher 3 na versão da geração anterior e da nova, ainda não lançada, e Gwent – o hacker afirma ter acesso à documentação interna do estúdio. Os criminosos alegam que, caso um resgate não seja pago, enviarão esse material para jornalistas.
Já a CD Projekt Red afirma que não pretende negociar com o invasor. Além disso, a desenvolvedora já está em processo de reestabelecimento dos servidores bloqueados pela criptografia usada pelo criminoso com backups das informações.
A documentação administrativa pode ser explorada para descrever o funcionamento interno do estúdio, com potencial de gerar mais desgaste para uma produtora bastante criticada pelo rotina e dinâmica de trabalho nos últimos anos. Entretanto, caso a invasão tenha mesmo obtido material da CD Projekt Red, o código-fonte pode se mostrar como a perda de conteúdo mais sensível ao estúdio, já que se traduz em acesso a tecnologias internas e propriedade intelectual da produtora.
Em jogos, assim como em todo tipo de software, o código-fonte refere-se à programação interna dos games. O conteúdo pode permitir projetos mais sofisticados de engenharia reversa em cima da tecnologia dos games do estúdio.
Ainda de acordo com a CD Projekt Red, informações de jogadores e consumidores não parecem ter sido obtidos pela ação. Além disso, a produtora também admite que seus dados podem acabar vazando na Internet nos próximos dias.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Microsoft Teams ganha cenários virtuais e mais funções para videochamadas
- LoL é jogo mais assistido da Twitch em 2019, Fortnite aparece em segundo
- Fujifilm Instax Share SP-2 e SP-3: o que muda na impressora para smart?
- Jump Force anuncia beta aberta e grátis para o público em janeiro
- Lista traz 10 jogos baratos para o Nintendo Switch
- Microsoft Edge: 12 plugins que já chegaram ao navegador do Windows 10
- Como limpar histórico de navegação do iPhone (iOS)
- O que é Dotz? Conta digital do programa de pontos tem cartão sem anuidade
- Como jogar com o personagem Winston em Overwatch
- Skype ganha emoticon de preguiça para quando você ‘estiver ocupado’