Encontrar um bom software para editar áudio no computador pode ser uma tarefa cansativa. Entre as opções do mercado, muitas são ferramentas simples demais ou muito elaboradas para o usuário sem experiência. No entanto, há opções para todos os níveis de conhecimento, outras totalmente intuitivas e, até mesmo, soluções online. Para te ajudar a encontrar o editor que você procura para seus arquivos MP3 ou gravações caseiras, preparamos a lista a seguir.
Você já caiu? Lista tem top 10 dos golpes mais populares no Facebook
Esse talvez seja o programa mais reconhecido como editor de faixas para PC. Com funcionamento relativamente simples, ele fornece tudo que é necessário para trabalhar com áudio de forma amadora.
É possível gravar músicas, editar, mixar, inserir efeitos, importar e exportar em diferentes formatos de arquivo de áudio. O Audacity é gratuito e conta com versões para Windows, Mac e Linux. Esse software tem ampla comunicação com diferentes formatos de áudio.
O MP3Gain é um aplicativo que proporciona um efeito simples, mas que soluciona um grande problema que atrapalha os consumidores de música pelo computador. Seu único proposito é igualar o volume de áudio de arquivos em MP3.
Na prática, ele acaba com o problema de músicas mais altas que outras - algo bem comum em arquivos de baixa qualidade e gravações antigas. No entanto, ele só trabalha com arquivos MP3, tanto na importação e exportação da edição.
O Sound Forge possui funções recomendadas para desenvolver trabalhos profissionais, porém, elas são de fácil entendimento e não precisam de muito conhecimento técnico para operá-las.
O software é recomendado para quem precisar gravar, editar, mixar, masterizar e inserir efeitos em áudios. Ele também conta com excelentes plugins nativos que por si só garantem alta qualidade de edição. Exporta arquivos em diversos formatos
Esse é um excelente representante do que chamamos de serviços na nuvem. Com o CutMP3, as edições são realizadas online e gratuitamente a partir da página do serviço. No entanto, ele não conta com grandes ferramentas de edição, sendo indicado apenas para cortar trechos de áudios. O grande ponto fraco do serviço é a exportação restrita para arquivos MP3.
Com esse software, o usuário pode realizar gravações, edições e mixagens semiprofissionais. Se destaca por conter muitas funções fáceis de usar. Indicado para iniciantes, é uma excelente opção para quem precisa de edições rápidas ou está em busca de uma experiência no mundo do áudio.
Criado pela Apple, o GarageBand é a ferramenta para gravação, edição e mixagem de áudio gratuita para todos os computadores da empresa da maçã.
O software se destaca por conter vários efeitos, sons pré gravados e instrumentos virtuais. É indicado para usuário de nível intermediário, pois apresenta interface mais complexa e cheia de configurações extras. O GarageBand trabalha com diversos formatos de áudio.
Softwares adotados por profissionais de áudio
Se você quer se aventurar no mercado de áudio profissional, pode testar outras ferramentas mais sofisticadas e que são indicadas para trabalhos com placas de áudio semiprofissionais ou profissionais.
Entre as opções, destacamos aquelas que podem ser usadas no Windows como o Cakewalk Sonar X3 e o Pro Tools, além de soluções para Mac OS X como o Logic Pro X, da Apple.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- ?Gambiarra? promete duplicar capacidade da bateria do Apple Watch
- Dell apresenta novos XPS 13, Inspiron 2 em 1 e notebooks gamer na CES
- LoL: jogador é banido após dar spoilers de Vingadores no chat do game
- Google anuncia recurso que traduz qualquer página na tela do Android
- Black Friday: as vantagens de comprar uma Smart TV
- Nova linha DeskJet Ink da HP promete mais de 4 mil páginas impressas por vez
- Galaxy Buds+ é anunciado pela Samsung com botão especial de Spotify
- Como criar uma segunda conta no Instagram
- WhatsApp, TikTok e Facebook estão entre apps mais baixados de novembro
- TIM eleva preço do TIM Beta: R$ 55 por mês