O novo Chromecast foi anunciado na terça-feira (29) e uma das grandes novidades do dongle do Google é o conectividade aprimorada que se dá por conta do Fast Play, uma atualização do aplicativo do antigo Chromecast que pré carrega os vídeos antes de serem visualizados.
Já vale a pena investir no novo Chromecast? O TechTudo analisou a nova versão do dongle, confira!
Saiba mais sobre o Fast Play, a tecnologia que faz com que o Chromecast 2.0 seja até 80% mais rápido ao carregar vídeos do que o seu antecessor.
Wi-Fi melhor
Um dos pontos principais que contribuem para o Fast Play está na tecnologia Wi-Fi utilizada no novo Chromecast. Enquanto a primeira versão tinha compatibilidade apenas com redes b/g/n 2.4GHz, o Chromecast 2.0 se conecta tanto em 2.4GHz quanto em 5GHz sob o novo protocolo AC. Isso quer dizer muito mais velocidade na troca de dados entre o dispositivo e o roteador.
O interessante é que o dongle faz a troca automática para a melhor banda disponível. Ou seja, se o seu roteador é dual band o Chromecast vai estar sempre conectado na rede que estiver mais rápida no momento. Esse recurso é um pouco parecido com o SmartConnect, visto nos roteadores mais caros da D-Link.
Além disso, a captação do sinal Wi-Fi foi melhorada. Agora o dispositivo conta com duas antenas internas localizadas em posições estratégicas para receber o sinal de qualquer lugar da casa.
Entendendo o Fast Play
De uma forma bem simples, o que o Fast Play faz é pré-carregar os vídeos antes de serem visualizados. A ideia por trás disso é eliminar o buffering, ou seja, a espera que tem que ser feita em serviços de streaming até o vídeo poder ser visualizado.
Para isso, o Chromecast utiliza os algoritmos de sugestão de conteúdo que os serviços de streaming, como o Netflix, possui. Se você está assistindo a uma série, por exemplo, o Fast Play já vai carregar em paralelo o próximo capítulo. Assim, o próximo episódio vai começar instantaneamente, sem buffering.
Chromecast dá erro. Como fazer o Allcast parar de travar? Confira no Fórum do TechTudo.
O mesmo vai acontecer com filmes. Enquanto você está lendo a sinopse, o Fast Play vai estar automaticamente carregan
No entanto, ainda restam algumas dúvidas de como isso funcionará. Pode ser que em conexões mais lentas o Fast Play tenha um efeito contrário, travando inclusive o vídeo que está sendo assistido no momento. Muito provavelmente o recurso terá uma opção para ser desativado ou detectará automaticamente a qualidade da internet.
Quando chega
Para a decepção dos fãs do Google, o Fast Play ainda não está disponível. O novo Chromecast já está sendo vendido em 17 países – não incluso o Brasil, por US$ 35, cerca de R$ 143, mas o recurso só deve chegar apenas em 2016, ainda sem data definida.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Team Liquid bate 100Thieves e conquista LCS América do Norte
- 'Primeiro' MP3 player à venda faz 21 anos: veja curiosidades do Rio PMP300
- Como colocar chip no Galaxy A8 (2018)
- Como baixar fotos e vídeos do Instagram Stories no Google Chrome
- FIFA 20: testamos a Copa Libertadores no game; veja as primeiras impressões
- Como criar conversa no WhatsApp com link sem adicionar número do contato
- Como personalizar a tela da Apple TV e organizar os aplicativos
- O que j? sabemos sobre os Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge?
- Colômbia x Inglaterra ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- Acer confirma chegada do desktop Aspire GX-783 e notebooks gamer ao Brasil