Os celulares tornaram-se um bem indispensável para o dia a dia e perdê-los pode render muitos problemas. Com o verão e a alta temporada chegando, muitas cidades brasileiras passam a ser alvos de furtos e arrastões, fazendo com que a preocupação aumente.
Celular roubado? Aprenda a bloquear o WhatsApp remotamente
No entanto, é possível tomar uma série de atitudes para tentar recuperar o seu smartphone ou, pelo menos, proteger seus dados. Confira neste especial do TechTudo oito dicas para diminuir os problemas.
- Ative o serviços de localização e rastreamento do telefone
Todos os três maiores sistemas operacionais de smartphones no Brasil contam, atualmente, com serviços que ajudam o usuário a localizar o seu telefone em caso de perda ou roubo. No entanto, nem todo usuário tem a precaução de ativar e configurar o serviço logo após a compra do aparelho.
No iPhone, por exemplo, basta configurar o iCloud e ativar a captura de localização para que seja possível rastrear o celular em caso de roubo. Já no caso do Android, o Google apresenta uma ferramenta oficial batizada de Gerenciador de dispositivos Android, que também é muito simples de usar. Já se você tiver um Windows Phone, é possível usar o recurso nativo do sistema.
- Nunca desligue o 3G ou Wi-Fi
Diversos usuários têm o costume de desligar o 3G para economizar a bateria ou o pacote de dados, mas isso pode complicar a localização do celular em caso de roubo. Por lidarem com a nuvem, os serviços de localização do Google, Microsoft e Apple precisam que o aparelho esteja online para atualizar a localização ou para bloqueá-los. Portanto, se você vai visitar um local onde o risco de ser roubado é maior, deixe o telefone com a conexão à Internet ligada.
- Configure uma senha forte no seu telefone
Dúvidas sobre como localizar o celular roubado? Descubra no Fórum do TechTudo
A quantidade de informações pessoais nos telefones são cada vez maiores e deixá-las desprotegidas pode representar um risco muito grande. Por isso, é recomendável que você configure uma senha no seu aparelho Android, iPhone (Touch ID) ou Windows Phone. Lembre-se de escolher uma chave de segurança mais complexa e que não seja tão evidente, como 12345 ou o nome da cidade onde você vive, por exemplo.
- Anote o número de IMEI do aparelho
Cada aparelho vendido no mundo tem um número único que funciona como uma espécie de identificação do dispositivo nas redes de celulares. Trata-se do IME
Confira aqui como descobrir o número do IMEI.
- Ative o backup de fotos na nuvem
Para diminuir os prejuízos em caso de roubo ou perda, uma ótima solução é realizar um backup na nuvem. As opções não faltam: há programas nativos dos sistemas, como o OneDrive, iCloud e Google Drive, e também aplicativos com a mesma função, como o CloudBox, Dropbox e outros.
Os serviços de upload de fotos para a nuvem têm ajudado muitos usuários a recuperar os seus aparelhos. Não são raros os casos em que assaltantes e receptadores de telefones roubados têm fotos suas postadas na nuvem da vítima, que pode entregar as imagens à polícia para ajudar nas investigações.
- Baixe aplicativos de segurança
Nas lojas de aplicativos de celulares também é possível encontrar diversos apps que ajudam na proteção de dados e na identificação de pessoas que tentaram acessá-los. O Locx: App Lock e o Andrognito 2 Hide Files, por exemplo, são ótimos para esconder programas e fotos no Android. O mesmo ocorre com o Private Photo e o App Locker no Windows Phone. No iOS, há o Secret Apps.
Donos de smartphones Android podem contar também com outras opções interessantes. O PeeperPeerer é um app que tira foto do bisbilhoteiro que tenta abrir aplicativos confidenciais do seu telefone. Já o Alarme AntiFurto Pega Ladrao promete facilitar a vida de quem não quer ser furtado em um momento de distração.
- Faça um seguro
Se você comprou o seu aparelho há menos de um ano, uma boa opção pode ser fazer o seguro do smartphone. Com ele, você fica protegido contra roubos e furtos qualificados, podendo receber o valor pago pelo aparelho em caso de sinistro. A contratação do seguro pode ser feita diretamente com a empresa ou através de operadoras. Antes de escolher a melhor opção, confira o especial do TechTudo sobre o que observar antes de fechar um seguro.
- Faça um Boletim de Ocorrência em caso de roubo
Se você foi roubado, é muito importante registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. O documento, além de ajudar as autoridades a mapear crimes, é a prova legal para você comprovar o ocorrido às seguradoras. Há até alguns estados brasileiros que oferecem um sistema de B.O. online, facilitando o processo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como colocar música como toque no Moto G 3?
- Como instalar a versão de 64 bits do Firefox
- iPhone 5S: como adicionar um cartão de crédito ao celular da Apple
- WeChat, rival do WhatsApp, lança versão para desktops com Windows
- Impressora 3D 'gigante' imprime até quatro objetos de uma só vez
- Entenda por que o Crackle, Netflix da Sony, desistiu de ser grátis
- Conheça o Boletim ao Mar, aplicativo que mostra aviso de mau tempo e mais
- Como calcular salário líquido em 2020? Cinco sites que fazem cálculo grátis
- Lista traz jogos com o Predador, famoso personagem de cinema
- Hackathon Globo tem presença feminina; conheça 4 desenvolvedoras