O Facebook quer criar um dispositivo de teletransporte até 2025. A ideia é oferecer um serviço que permita ao usuário estar onde e com quem ele quiser a qualquer momento, independente dos limites geográficos. Para atingir isso, em vez de planos mirabolantes de ficção científica, a rede social planeja aprimorar as tecnologias de realidade virtual para que usuários tenham experiências de uso cada vez mais realísticas.
Facebook pode lançar aplicativo de realidade virtual, diz site
Segundo Mark Schroepfer, um dos funcionários do Facebook que anunciou o projeto no Dublin Web Summit, evento de Internet e tecnologia na Irlanda, a integração da realidade virtual tem como objetivo desenvolver o recurso até que o uso de um acessório, como um Oculus Rift, possa enganar os sentidos do usuário. A ideia é passar a sensação de que a pessoa realmente está em determinado lugar.
Primeiros passos
Em 10 anos, o Facebook tem a perspectiva de fornecer algum tipo de serviço de realidade virtual que permita aos seus usuários experimentar a sensação de visitar e interagir com lugares distantes ou até mesmo inacessíveis.
Para chegar nessa meta ambiciosa, a rede social já deu o primeiro passo. A aquisição do projeto Oculus Rift colocou o Facebook em contato com desenvolvedores e deu à rede o controle da tecnologia.
Ilusão definida
Outros passos do projeto envolvem garantir que durante a simulação o usuário consiga visualizar a si mesmo e a outras pessoas.
Segundo Schroepfer, a perspectiva de olhar para baixo e enxergar as próprias pernas é uma das técnicas chave para criar uma ilusão mais definida na mente do usuário com o headset.
Em 2016, o Oculus Rift vai ganhar controles que permitem interação com objetos no cenário. No futuro, o óculos terá câmeras e outros sensores para captar expressões e características físicas do usuário que, depois, serão transmitidas ao mundo simulado.
Cenários prontos ou personalizados
Um detalhe importante para a sensação de teletransporte é garantir que os cenários criados na simulação sejam extremamente realistas. Para isso, o Facebook comprou, no começo de 2015, uma empresa especializada em computação visual para desenvolver tecnologias de captura e reconstrução de ambientes e cenas complexas para a realidade virtual.
Outro ponto essencial do projeto é dar às pessoas a chance de modelar os próprios mundos. A medida poderá permitir que usuários criem realidades virtuais personalizadas, como um Minecraft mais realista.
Assim como os controles, o Facebook pretende lançar em 2016 um programa que permite manipular objetos tridimensionais. Com o software, os usuários poderão criar e usar formas na realidade virtual.
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Via Business Insider
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