Para os fãs de música e serviços de streaming, o Spotify oferece o recurso de importar playlists automaticamente do Rdio. A novidade começou a ser liberada na terça-feira (15) para os usuários e permite transferir o pacote de informações completo entre os serviços.
Dessa forma, é possível manter as listas de reprodução, seguir artistas e até salvar as músicas e álbuns, mesmo após o anúncio do fim do Rdio, que vai acabar no dia 22 de dezembro. Curioso para saber como funciona? Confira o tutorial para saber como importar playlists do Rdio para o Spotify diretamente.
Spotify libera ferramentas para importar playlists do Rdio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
O Rdio anunciou em novembro deste ano que o serviço será transferido para uma nova plataforma, após a compra pela Pandora. Para ajudar os clientes a manter os dados musicais, a ferramenta de backup está disponível online em formato ZIP, que permite baixar informações completas sobre os artistas curtidos, comentários e até faixas salvas.
Para entrar na ação, o Spotify lançou uma página especial para importar as músicas. O recurso está habilitado para usuários que tenham conta nos dois programas. A partir de um link direto para o suporte da Rdio, o cliente adiciona o arquivo compacto para fazer a transferência.
Como usar
Passo 1. É preciso exportar os dados em formato compacto (zip). Isso pode ser feito por um serviço interno do Rdio, basta acessar o site oficial (rdio.com/farewell/instructions/) e acessar a conta por e-mail ou Facebook.
Confirme em “Fazer Login”;
Adicione suas informações de login no site do Rdio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 2. Em seguida, clique no botão “Exportar coleção" e note que será iniciado o download do pacote zip. No arquivo estão as informações completas de playlists;
Faça o download da sua coleção de dados do Rdio para o computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 3. Depois disso, acesse a ferramenta para importar playlists e dados do Spotify no site oficial de sincronização (import.spotify.com/rdio/), e selecione “Select file”;
Selecione o botão em verde para iniciar a importação da playlist (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 4. Encontre o arquivo ZIP baixado com os dados do Rdio e confirme em “Abrir”;
... omponente-conteudo"> Encontre o arquivo baixado pelo Rdio no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Passo 5. Por fim, basta aguardar o carregamento das informações no Spotify, o que pode demorar um pouco, de acordo com o número de listas salvas e a velocidade da conexão.
Aguarde a leitura e transferência do pacote para o Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Agora é só aproveitar as vantagens da transferência. Vale lembrar que é preciso estar logado no navegador com a conta do Spotify ou confirmar os dados de usuário para enviar as playlists para sua conta.