O WhatsApp é o app mais popular do Brasil, além de receber um carinho todo especial de internautas ao redor do mundo. Toda vez que o aplicativo passar por algum bug ou é alvo de golpe, rapidamente vira destaque nas redes sociais. Nesta retrospectiva especial, falaremos de como foi 2015 para o mensageiro – lembrando que ele é do Facebook.
Seu WhatsApp Web não fica online? Saiba o que pode estar acontecendo
O ano de 2015 foi marcado por alguns momentos alarmante para quem não deixa de conversar com os amigos, inclusive com o caso mais recente do apagão do WhatsApp determinado pela justiça brasileira em dezembro. Quer conhecer mais casos? Vem com a gente.
1. Bloqueio do WhatsApp no Brasil
Para começar, o grande destaque aconteceu no final de 2015, mais especificamente no dia 17 de dezembro, quando o WhatsApp foi “desligado” em território nacional por determinação da justiça brasileira. O bloqueio que prometia durar 48 horas não passou nem de um dia, mas já foi motivo para a agitação de muitos usuários. O caso rendeu até uma playlist especial do Spotify, para o tempo “offline” dos internautas. OS mais de 100 milhões de usuários brasileiros foram agradecidos inclusive pelo CEO do Facebook, que comprou o mensageiro, Mark Zuckerberg pelo apoio, com texto em português.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
2. Bug no WhatsApp permite roubar dados e conversas de usuários
Uma falha no WhatsApp descoberta por um estudante de 19 anos foi divulgada em agosto deste ano. Segundo a descoberta de Ahmed Ledssays, o bug permite roubar informações pessoais de usuários e até conversas por causa de um erro no mensageiro. A falha atinge usuários de iPhone, que tem sistema móvel iOS, e foi relatada as desenvolvedores do WhatsApp. O mais assustador é que o estudante de engenharia marroquino conseguiu acessar os dados mesmo com o smartphone bloqueado.
3. Golpes disseminados pelo WhatsApp
Não é só de bugs técnicos que sofre o WhatsApp. O mensageiro também é utilizado por hackers para aplicar golpes. A intenção é roubar dados financeiros e pessoais dos usuários, que são enganados por recados vantajosos sobre descontos em lojas famosas. Para começar, a marca Starbucks foi usada com a promessa de um cupom de R$ 500 em agosto deste ano. Logo depois, em setembro, um golpe semelhante assustou internautas usando o nome da Zara e H&M. Curioso com mais casos? Então confira a lista que mostra casos como o WhatsApp Azul e mais problemas.
4. Código trava WhatsApp no iPhone
Já em maio deste ano, um bug bem misterioso deixou os usuários do WhatsApp em alerta, principalmente para quem tinha um iPhone, da Apple. O código escrito com caracteres especiais e em árabe travava o smartphone, forçando o aparelho a reiniciar. Os celulares afetados rodavam iOS 8 e só com a pré-visualização da mensagem o problema já dava dor de cabeça. Logo depois a Apple publicou uma solução oficial enquanto não liberava uma atualização para resolver a falha.
WhatsApp: como recuperar mensagens apagadas? Usuários explicam no Fórum do TechTudo
5. WhatsApp Web também é alvo de falha que afetou milhões de usuários
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como sincronizar o celular Android com Windows 10?
- Pokémon Go exibe primeiras imagens oficiais e detalha ginásios
- Android muda tela de atualizações de apps; veja como fica a Google Play
- Apple lança iTunes 12.3 para OS X e Windows, compatível com novo iOS 9
- Como criar uma sala no Lobby de Equipes de PES 2017
- Sony lança câmeras 'tops' com slow-motion e fotos em alta velocidade
- Como baixar e instalar o iOS 9.3 Beta no iPhone
- Clássicos Pokémon Red, Blue e Yellow serão relançados no Nintendo 3DS
- Fifa 16 e Mortal Kombat X são destaques nos trailers da semana
- Melhores headsets USB do Brasil por até R$ 200