Problemas com memória RAM podem ter as mais diversas causas. De instalação incorreta, passando por incompatibilidade com o computador até erros de configuração, as falhas resultam em lentidão, travamentos ou mesmo o não funcionamento do PC. Ou seja: muita dor de cabeça.
Aprenda a usar um pendrive para aumentar a memória virtual do PC
Para ajudar a contornar o inconveniente, listamos maneiras de detectar e resolver os principais problemas com memória RAM. Veja qual é o seu caso e mãos à obra.
Diagnosticando problemas de memória
Os Windows Vista, 7 e 8 contam com uma prática ferramenta chamada “Diagnóstico de Memória do Windows”. Como o nome já diz, ela serve para identificar falhas no processamento da RAM, e assim apontar para uma possível solução. O recurso pode ser usado entrando nas ferramentas administrativas, no Painel de Controle.
Este tutorial indica detalhadamente como usá-lo. Embora o passo a passo tenha sido reproduzido no Windows 8, ele é idêntico nas versões anteriores do sistema.
Caso a ferramenta encontre erros, você terá que substituir a memória ou entrar em contato com o fabricante do computador para correção. Isso porque falhas desta ordem são, normalmente, originadas por problemas nos chips de memória ou outra parte do hardware, não podendo ser resolvidos por meio de configuração.
Memória insuficiente
Alguns indicadores de que o computador está com memória insuficiente são lentidão, travamentos e erros na exibição de menus. Clicar em determinado comando no programa e aparecer uma área em branco, ao invés do conteúdo solicitado, é outra manifestação do problema.
Há diferentes maneiras de contornar o defeito. Dependendo da causa, não é necessário instalar novos pentes de RAM. Listamos abaixo algumas maneiras de melhorar o desempenho da memória volátil, de acordo com a origem do déficit.
Vazamento de memória: às vezes, um programa opera de forma anormal e não libera a RAM de que não precisa mais. Esse fenômeno é conhecido como “vazamento de memória” e pode ser identificado através do Gerenciador de Tarefas do Windows.
Para fazer isso, abra a ferramenta (pressionando ctrl + alt + del e escolhendo a opção correspondente), entre na aba “Processos” e verifique quais aplicações estão consumindo mais memória. Selecione os processos que mais demandam RAM e aperte o botão “Finalizar processo”. Se a lentidão acabar é sinal de que o software em questão está usando memória em excesso. Reinstale o programa ou entre em contato com o desenvolvedor para buscar alternativas.
Memória virtual: o Windows tem um mecanismo automático para driblar o déficit de RAM chamado memória virtual. De forma sintética, o sistema move temporariamente as informações que seriam enviadas para a RAM a um arquivo chamado “arquivo de paginação”, toda vez que a memória RAM está cheia.
O tamanho inicial do arquivo de paginação, por padrão, é igual a quantidade de RAM instalada no computador. Mas esse índice pode ser aumentado pelo usuário. Para isso, entre no menu Iniciar, clique com o botão direito em “Computador” e selecione “Propriedades”. Depois, acesse a opção “Configurações avançadas do sistema” e entre na aba “Avançado”.
Na área corresponde
Também é possível aumentar a memória virtual do PC usando pendrive. O procedimento detalhado está neste tutorial elaborado pelo TechTudo.
Instalar mais RAM: algumas vezes não tem jeito; é preciso instalar mais RAM. Consulte informações úteis antes de adquirir novos módulos, como saber o máximo de memória suportada pelo computador, qual tipo de RAM é compatível com a placa mãe e o que levar em consideração na hora da compra. Também é recomendável observar orientações do fabricante do PC antes de instalar a RAM, especialmente se for a primeira vez que realiza a operação.
BIOS
Sempre que o computador é inicializado, a BIOS precisa reconhecer o hardware do computador, o que inclui a memória RAM. Algumas vezes esta contagem de memória não é feita normalmente, o que ocorre na maior parte das vezes quando o usuário acaba de fazer um upgrade na máquina. Esse erro pode ser consertado atualizando a BIOS, que fica disponível no site do fabricante. Dicas de como descobrir o desenvolvedor da BIOS e instalar o software podem ser verificadas neste artigo do TechTudo.
Problemas físicos
Reinstalação da memória: se por alguma razão o módulo desencaixar do slot, ele não será reconhecido pela placa-mãe. Um indício de que o problema é esse é que a tela ficará preta quando o PC for inicializado. Simplesmente abra o computador e empurre o pente firmemente (às vezes é possível ouvir um clique indicando que a RAM está devidamente encaixada). Repita o procedimento com todos os módulos, de forma a garantir que todos estejam posicionados corretamente.
Troca de posição dos pentes: trocando a posição dos pentes de memória você vai poder saber se o problema é do módulo ou do slot. Limpar os contatos de ambas as peças pode resolver falhas na conexão que impedem o reconhecimento da RAM. Use um pano limpo no módulo para higienizar os contatos – o pano pode conter produtos de limpeza próprios para eletrônicos, como álcool isopropílico. No slot, use um aspirador pequeno para tirar o pó.
Pendrive protegido contra gravação? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google lança Destinations, nova ferramenta para planejar viagens
- GDDR5X ou HBM2: veja as diferenças entre as tecnologias de memória RAM
- Sonic e Talking Angela estão entre os jogos para Windows Phone na semana
- PS5: gangues invadem caminhões para roubar consoles na Inglaterra
- BDTD: como buscar artigos acadêmicos na Biblioteca de Teses e Dissertações
- PS4: saiba como ter a sua voz nas gravações de gameplay
- Novos pendrives da Kingston usam software especial para criptografia
- Como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema
- Uber Transit: veja como funciona o serviço que mostra transporte público
- Nexus 6P e Nexus 5X: celulares têm Android ‘puro’; conheça especificações