A Samsung anunciou no final de dezembro, ainda em 2015, o lançamento de uma ferramenta de segurança específica para smart TVs. Gaia, como foi batizada, é uma iniciativa que se aproxima de um antivírus, para tentar garantir maior proteção diante das tentativas de invasão hacker, que têm se tornado recorrentes em televisores que rodam o sistema operacional Tizen.
Golpe do falso currículo aproveita crise para espalhar vírus em PCs
Além de aplicar a novidade nas TVs inteligentes, a Samsung torna a Gaia parte integral do Tizen em equipamentos com Internet das Coisas, para que seus produtos operem em um ecossistema seguro.
A ferramenta Gaia é uma plataforma que emprega defesa em três níveis. No primeiro deles, batizado de Secure Zone (Zona Segura), o sistema protege informações como senhas, dados bancários e dados de privacidade diversos que só podem ser acessados com o uso de um código PIN específico.
No segundo nível, o "antivírus da Samsung" emprega proteção aos dados trocados pelo televisor e a Internet com o uso de criptografia. Assim, o acesso de invasores fica mais difícil via Smart TV Samsung.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Na última camada, a Gaia opera monitorando o funcionamento do dispositivo e garantindo que a ferramenta esteja habilitada e operando corretamente o tempo todo. Além disso, o programa para TVs inteligentes da Samsung vai funcionar com chaves de segurança embutidas no hardware do televisor, algo que aumenta consideravelmente a força do sistema protetor.
Um ponto interessante a respeito da preocupação da Samsung é o fato de que, por causa da simplicidade da maioria dos sistemas operacionais que funcionam em TVs, os aparelhos podem ser usados como porta de entrada para ataques a redes domésticas, com aparelhos conectados.
A princípio, a Gaia vai estrear nas novas smart TVs da Samsung ao longo de 2016, mas há planos de que o reforço em segurança seja adaptado para outros produtos conectados da marca,
Qual a melhor Smart TV 3D? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Bot para WhatsApp: 7 perguntas e respostas sobre robôs no app
- Signal: como usar o app de mensagens ultrasseguro pelo PC
- Facebook, WhatsApp e Instagram serão integrados, confirma Zuckerberg
- WhatsApp: falha permite manipulação de mensagens, dizem pesquisadores
- Google começa a testar respostas automáticas e inteligentes no Inbox
- CS:GO: ENCE vence Astralis e conquista a BLAST Pro Series Madrid 2019
- Lillia no LoL: habilidades e história da nova campeã de League of Legends
- Galaxy S21 custa menos para ser produzido, mas queda não chega ao Brasil
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Arthur, Gilberto ou Karol Conká
- Fujifilm anuncia X100 e X-T20; duas câmeras com 24,3 megapixels