The Legend of Zelda: Majora’s Mask é conhecido por ser um dos jogos de Zelda com temática mais estranha. Lançado em 2000 para Nintendo 64, o game recebeu um remake em 2015 para Nintendo 3DS. Do seu desenvolvimento inusitado às criaturas inspiradas em relatos de extraterrestres, Majora’s Mask é repleto de fatos bizarros. Confira as melhores curiosidades sobre Legend of Zelda: Majora's Mask.
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Expansão que virou novo jogo
Majora’s Mask foi planejado inicialmente para ser uma expansão de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que rodaria com o Nintendo 64 Disk Drive, um dispositivo que lê discos magnéticos. O produtor encarregado do clássico game, Eiji Aonuma, não queria retrabalhar o mesmo jogo, e foi contra a ideia.
Aonuma solicitou a criação de um novo jogo da série The Legend of Zelda. O pedido foi aceito pelos chefões da Nintendo, mas apenas se o produtor conseguisse entregar este novo game em apenas um ano.
Cenas inspiradas em pesadelos
Com apenas um ano para entregar um novo game, nem precisa comentar que o desenvolvimento de Majoras Mask virou um pesadelo, literalmente. Eiji Aonuma chegou a ter um sonho em que era perseguido por um Deku gigante. Curiosamente, uma cena parecida foi inclusa no jogo. Tudo isso foi revelado em uma série de entrevistas que a Nintendo realizava com seus funcionários, chama Iwata Ask.
Mas não foi apenas o produtor e diretor Aonuma que teve pesadelos com Majora’s Mask. A cena da lua caindo e destruindo a vila localizada em Termina veio de Yoshiaki Koizumi, game designer, que também passou noites mal dormidas graças ao desenvolvimento de Majora’s Mask.
Conceitos obscuros
Majora Mask é o game mais estranho da série The Legend of Zelda. Ao invés de lendas sobre um herói do tempo, ou a luta contra o bem e o mal, os focos da trama são um demônio brincalhão da floresta, fadas traiçoeiras, viagens no tempo e um vendedor de máscaras mágicas.
O design de jogo também é curioso. Majora Mask não aborda de forma simples a liberdade em um game 3D de estilo mundo aberto. Neste game, o jogador já começa a aventura com uma contagem regressiva. É preciso completar todos os objetivos antes que a lua caia sobre a Terra. Como se não bastasse, o jogador deve repetir os três dias até que tudo esteja no lugar. Completando o conceito original – e estranho – do jogo estão as próprias máscaras que alteram as mecânicas de Link. Ao c
Diversas referências nas máscaras
Há muitas curiosidades em relação às máscaras de The Legend of Zelda: Majora’s Mask. As mais conhecidas remetem a Mario e personagens do jogo Star Fox. Porém, uma das máscaras mais curiosas é a Fierce Deity.
No conceito original do game, Link poderia alternar entre ser adulto ou criança, assim como em Ocarina of Time. Até mesmo nos trailers antes do lançamento no ano de 2000, havia uma máscara de Link adulto. Na versão final do jogo, ela foi substituída pela máscara Fierce Deity.
Na versão japonesa, a máscara tem o nome de Kishin, que pode significar tanto deus, demônio, ogro ou uma referência a figura budista de mesmo nome. Por conceder a Link poderes malignos, a máscara representa a luta de outros personagens que morreram.
Criaturas inspiradas em alienígenas
Há muitos mistérios e referências obscuras em Majora’s Mask, mas sem dúvida, a mais estranha delas são os fantasmas que raptam vacas em um rancho.
Criaturas com olhos esbugalhados que surgem flutuando no ar, eles são baseadas em relatos sobre alienígenas da década de 1950, ocorridos nos Estados Unidos. Descritos no game apenas como “eles”, os alienígenas possuem um visual muito parecido ao mencionado pelas pessoas da época.
Cenas não usadas
Em Majora’s Mask existem duas cut scenes, cenas não interativas, que foram removidas da versão final do jogo. Nelas, podemos ver a Grande Fada treinando Link e ensinando alguns golpes. Ambas foram removidas do jogo, mas alguns gamers conseguiram acessá-las através de códigos em game sharks.
Lua assustadora
Um dos elementos mais marcantes de Majora’s Mask é a sua lua com um rosto assustador. Mas nem sempre foi assim. Em versões iniciais do desenvolvimento do game, o astro que visa destruir a Terra sequer possuía rosto.
Até mesmo nos pôsters e arworks, da época, para promover Majora’s Mask, não havia um rosto na lua. A decisão de incluir uma cara assustadora aconteceu apenas próximo ao lançamento do game.
Timeline inspirada em filme Alemão
Como visto acima, Majora’s Mask foi originalmente concebido para ser uma expansão de Ocarina of Time. Pressionado para a criação de um novo game, a equipe de desenvolvimento se baseou no conceito do filme alemão Run Lola Run (Corra Lola, no Brasil), cuja história é quebrada em três linhas de tempo diferentes, mas que começam sempre do mesmo jeito.
Inicialmente, Majora’s Mask teria uma contagem regressiva de sete dias, mas devido a limitações de tempo na produção encurtaram a contagem para três dias. Segundo entrevista, a contagem de sete dias exigiria mais cenários e deixaria o game complexo demais.
O significado real da palavra Majora
Majora’s Mask pode ser traduzido facilmente para Máscara de Majora. Entretanto, esse nome não tem relação com nenhum tipo de folclore. A ideia para criação do nome veio da união entre os nomes, em japonês, de um dos produtores, Takaya Imamura, e o filme estrelado por Robin Willams, Jumanji. A junção forma Mujura, que na versão em inglês virou Majora.
A identidade do Happy Mask Salesman
O vendedor feliz de máscaras que aparece em Majora’s Mask, é um personagem misterioso. Ele surge no início de trama e também é responsável por vários eventos nos bastidores.
Muitos gamers repararam na semelhança entre ele e o criador de The Legend of Zelda, Shigeru Miyamoto. Além de parecidos no rosto e corte de cabelo, o vendedor ainda possui uma máscara do Mario na mochila.
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