O Facebook anunciou, na segunda-feira (1), uma nova mudança no algoritmo que decide os posts que aparecem no Feed de Notícias dos usuários. Com a alteração, a rede social passa a levar em conta o feedback dos membros da rede, obtidos através de pesquisas internar, para decidir quais conteúdos serão exibidos. O objetivo é entender o que cada pessoa prioriza e exibir posts que elas tem mais chance de interagir: curtidas, comentários ou compartilhamento.
As pesquisas do Facebook sobre a qualidade do conteúdo já ocorrem há algum tempo. Para conseguir os dados, a rede social pede que os usuários respondam um questionário e deem uma nota de 1 a 5 para determinados posts, baseado na probabilidade de eles quererem ver aquele conteúdo.
Mudança do Facebook quer exibir conteúdo mais relevante para usuário (Foto: Reprodução/Facebook)
Com a nova atualização, o algoritmo da plataforma passa a usar estes dados para determinar o conteúdo que será exibido. O plano do Facebook é passar a mostrar apenas aquilo que os usuários desejem ver e estejam dispostos a interagir com.
A mudança foi anunciada em um post no blog da rede social. “O objetivo do Feed de Notícias é mostrar apenas histórias que importam. As ações que as pessoas fazem, como curtir, clicar, comentar ou compartilh
... ar um post, são historicamente alguns dos fatores mais considerados para determinar o que aparece no feed, mas eles nem sempre contam a história completa sobre o que é mais significativo para o usuário”, explicam os engenheiros de software Cheng Zang e Si Chen.