A bateria de uma câmera pode variar de acordo com a marca e o modelo da máquina, mas uma coisa é certa: a energia sempre dura menos do que gostaria que durasse. Existem algumas dicas, porém, que podem ajudar a aumentar a vida útil da bateria e conservá-la por mais tempo.
Aprenda a usar o flash da câmera e tire fotos profissionais
Veja a seguir alguns truques simples para aproveitar a bateria da sua câmera fotográfica até o último minuto. Assim, você não vai precisar se preocupar em perder um registro especial por falta de carga.
1. Cuidado durante o transporte
Ao viajar ou até mesmo no dia a dia, a câmera fica exposta a diferentes temperaturas, o que pode prejudicar o funcionamento da vida útil da bateria. Para evitar problemas, sempre deixe a máquina em uma temperatura amena e faça o transporte dentro de uma bolsa ou mochila própria para câmeras fotográficas. Além disso, sempre retire a bateria da máquina, pois isso evita que o aparelho drene energia aos poucos.
2. Desligue a tela LCD
Muita gente não gosta de olhar a foto apenas pelo visor e acaba optando pela tela LCD. Ao fazer isso, a câmera consome mais energia e a consequência é que a carga acabe mais rápido. Para desligar a tela, confira o manual da máquina com todos os recursos para visualizar a cena pelo visor.
3. Desative o que não for necessário
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Antes de usar a câmera, desligue as funcionalidades que não serão necessárias para o uso naquele momento, como o autofoco, que faz com que as lentes tenham um esforço extra para encontrar o conteúdo de maior relevância. A estabilização de imagem, GPS, conexão Wi-Fi, entre outras, também costumam consumir muita energia.
4. Fotos sem flash
O flash é uma das funcionalidades que mais consomem bateria, por isso, sempre que for possível, tire suas fotos sem precisar da luz extra. Se o local estiver escuro e você sentir falta de um brilho a mais, tente fazer luz com outro dispositivo, como por exemplo com a lanterna de um celular. Basta colocar o smartphone um pouco mais alto que a câmera, como se fosse um flash externo.
5. Tenha sempre uma bateria extra
Para não correr o risco de ficar sem uma foto especial ou perder a chance de registrar um momento importante, tenha sempre em mãos uma segunda bateria. Muitas câmeras também são compatíveis com alças de baterias recarregáveis, o que pode ajudar a potencializar a bateria principal.
6. Evite exposições longas e vídeos
Ao tirar uma foto de longa exposição, você vai exigir muito mais da bateria da sua câmera, pois vai manter o obturador aberto por mais tempo e precisar de um processamento extra. O mesmo se aplica aos vídeos, que ainda exigem mais tempo da tela LCD.
Via Cnet
Qual a melhor câmera semi-profissional até R$ 2.000? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- 10 melhores jogos de RPG offline para PC, consoles e celulares
- Primeira geração do Moto X nacional recebe versão teste do Android 5.1
- Novo fone de ouvido esportivo de 'The Rock' promete 16 horas de música
- Fenômeno no Free Fire, El Gato avalia carreira e desafios antes da fama
- PES 2019: como fazer os melhores dribles do game
- Como viver sem o Photoshop? Designer d? dicas com GIMP na Campus Party
- iPhone: como apagar liga??es registradas no aparelho?
- iOS 9 ‘advinha’ o que o usuário quer; saiba como funciona o novo recurso
- GTA 5 atualiza com modo Zona de Salto que traz confronto nas alturas
- Segurança online: veja sete maneiras para se proteger de roubo de identidade