Windows 8.1 e Windows 10 introduziram novidades em relação ao gerenciamento e a necessidade de uso de plugins, como o Java Runtime. O Windows 8.1, por exemplo, não permite a execução do recurso entre os apps da Tela Iniciar.
Já o Windows 10, pelo navegador Microsoft Edge, pode ocultar o ícone que sinaliza a presença de conteúdo em Java na Internet, mesmo quando esse tipo de conteúdo está disponível e em execução.
Conheça a relação entre o plugin da Oracle e as duas edições mais recentes do Windows.
Java não funciona no Firefox? Veja como resolver (Foto: Divulgação/Oracle) (Foto: Java não funciona no Firefox? Veja como resolver (Foto: Divulgação/Oracle) )
Java e Tela Iniciar do Windows 8
Plugins como o Java não rodam na tela. Para a ferramenta funcionar, é necessário alternar para o modo desktop convencional, onde o plugin pode ser executado e operar normalmente.
Java não roda na Tela Iniciar (Foto: Reprodução/Karla Freire)
Suporte
Para usar o plugin no Windows 8.1, o usuário precisa garantir que está usando versões a partir do Java 7 - Update 10. Edições antigas não são suportadas e podem provocar problemas e brechas de segurança. O Windows 10possui a mesma situação. A diferença é que a versão mínima do Java para o sistema é a Java 8 - Update 51.
Java em 32 e 64 bits
O plugin possui versões nos dois formatos, mas há uma restrição para a execução da ferramenta no desktop: o plugin precisa rodar em 32 bits – mesmo que o computador tenha o dobro de bits e a versão 64 instalada.
Segundo a Oracle, quando o usuário baixa o plugin em seu site, o sistema levanta dados do computador para saber se ele está habilitado a receber o modelo de 64 bits.
Painel de controle do Java
O Windows 8.1 permite que diversas configurações do Java sejam acessadas no Painel de Controle. Para isso, basta que o usuário acesse o recurso em seu computador e busque por “Painel de Controle do Java”.
No Windows 10 também é possível acessar o Painel de Controle do Java. Para isso, o método mais simples é digitar “Java” na caixa de buscas do Windows 10. Depois, basta clicar em “Configurar Java”.
Edge
Java identifica automaticamente a com
... patibilidade entre as versões de 32 e 64 bits (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
O novo navegador de Internet da Microsoft possui comportamento diferente dos concorrentes em relação ao Java. Ao contrário do que ocorre com Chrome, Firefox, Safari, Opera e outros, o Edge não exibe o ícone do Java, mesmo quando o plugin está em execução.