Um erro no Facebook permitia que invasores modificassem a senha de qualquer conta da rede social, garantindo acesso com facilidade a qualquer perfil. Entretanto, essa falha foi corrigida. A vulnerabilidade envolvia os domínios beta da plataforma que não possuíam os bloqueios de segurança necessários.
O bug foi descoberto pelo programador indiano Anand Prakash, que avisou ao Facebook no início de março e recebeu recompensa de US$ 15 mil (cerca de R$ 55 mil). A falha envolvia o sistema de redefinição de senhas da rede social. O usuário que esquecer seu código de acesso pode pedir a criação de outro diretamente na página de acesso do site.
Facebook tinha bug que permitia roubar contas de usuários em domínios beta (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Quando isto acontece, o sistema manda uma mensagem de confirmação para o telefone cadastrado no perfil. Este código de seis dígitos deve ser inserido no site, mas há um limite aproximado de dez tentativas antes que este recurso seja bloqueado.
O problema, segundo Prakash, é que este recurso de bloqueio só está disponível no domínio principal do Facebook e não funciona em secundários como beta.facebook.com e mbasic.beta.facebook.com.
Na prática, significa que alguém poderia usar esta limitação para redefinir a s
... enha de qualquer usuário, já que o código de seis dígitos permite um milhão de combinações diferentes que podem ser tentadas até que uma delas funcione.
O relatório do bug foi enviado ao Facebook no dia 22 de fevereiro, mas só foi divulgado agora, depois de corrigido.