O Google vai encerrar o Chrome App Launcher no Windows, no Mac Os e no Linux, aquela bandeja de aplicativos que serve para organizar apps instalados no navegador. Segundo a equipe que desenvolve o navegador, a ideia de eliminar o recurso se explica pela necessidade de simplificar o browser. A ferramenta será descontinuada nos três sistemas operacionais e será mantida apenas no Chrome para Chrome OS. O fim do Launcher é uma medida para simplificar o Chrome e deixar o navegador mais simples e eficiente para o usuário.
Ainda não há uma data definida para que o App Launcher do Chrome desapareça de vez. Segundo a equipe de desenvolvimento, o recurso será descontinuado de forma gradual: na primeira etapa, novos aplicativos instalados pelo usuário no navegador não serão alocados no App Launcher.
Inicializador de aplicativos do Google Chrome chega ao fim em julho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
A expectativa é que cada nova versão do Google Chrome libere novas restrições no uso da bandeja de atalhos de apps. A expectativa é de que em julho o Chrome App Launcher seja finalmente aposentado.
Vale lembrar que o fim do Chrome App Launcher não compromete os aplicativos que você costuma usar no
... Google Chrome. O Launcher atua apenas como uma bandeja de atalhos para esses aplicativos e não deve causar interferências no seu funcionamento ou desinstalar nenhum deles.