Bomberman é um dos jogos mais conhecidos da história. O game foi criado por Shinichi Nakamoto, da Hudson Soft, e a primeira versão foi lançada em 1984 para o Famicom, antigo videogame de 8 bits da Nintendo. Nele, o jogador controla um robô que utiliza bombas para destruir barreiras ou explodir inimigos em inúmeros labirintos. Está com saudades? Veja curiosidades dos jogos da série Bomberman.

Nos 30 anos do Nintendinho, relembre 10 curiosidades do console

Os games da franquia também são populares pelas suas partidas multiplayer, permitindo disputas explosivas, sendo muito jogadas até hoje em videogames mais recentes.

Confira diversas curiosidades e polêmicas da série Bomberman (Foto: Reprodução/retrogamer.net)

Bomberman e os Caçadores da Arca perdida?

Segundo Toshiyuki Takahashi, funcionário da Hudson, Bomberman foi inspirado no game Bakudan Otoko (“Homem-Bomba”, em tradução livre), jogo também da Hudson e que foi lançado em 1983 para Sharp X-1. Nele o herói vestia um chapéu similar ao de Indiana Jones, que teve seu primeiro filme lançado dois anos antes, em 1981, e usava bombas cronometradas para explodir fantasmas com formato de balão. Bakudan Otoko também foi lançado na Europa, mas foi chamado de “Eric and the Floaters” (na versão em inglês) e de “Don Pepe y Los Globos” na versão espanhola.

O game que inspirou Bomberman se chamava Eric and the Floaters na Europa (Foto: Reprodução/mentalfloss.com)

Versão feita em 3 dias

A versão lançada para Famicom foi uma das mais bem-sucedidas da franquia Bomberman. O que poucos sabem é que o port foi feito por apenas uma pessoa e em 72 horas. O realizador da proeza? Shinichi Nakamoto.  Essa versão foi lançada em 1984 e venderia 1 milhão de unidades. Segundo relatos, o chiclete mascado por Nakamoto teria acabado, obrigando-o a mastigar diversos lápis.

Capa da versão de Bomberman lançado para NES em 1985 (Foto: Reprodução/ gamesdb.com)

Esnobando a América

O primeiro game Bomberman foi lançado nas Américas apenas em 1989, muitos anos após a estreia do jogo no Japão e até mesmo do lançamento europeu. Além desse atraso, diversos games da série sequer chegaram ao “Novo Mundo”, como Bomberman Land 1, 2 e 3, Super Bomberman 4 e 5 e Bomberman ‘94.

Pinóquio dos games

Não pelas mentiras, claro! A versão original de Bomberman não tinha história alguma, fato que mudou com a chegada da versão para NES nas Américas. O manual do game para o videogame da Nintendo dizia que o herói era um robô que desejava ser humano. Segue a tradução: “Bomberman é um robô que tem a tarefa de fabricar bombas.

Manual da versão de NES dizia que Bomberman desejava se tornar humano (Foto:
... Reprodução / gamesdbase.com)

Assim como seus colegas robôs, ele foi colocado para trabalhar no subterrâneo de uma força do mal. Bomberman descobriu que essa era uma existência insuportavelmente infeliz. Um dia ele ouviu um rumor encorajador (…): qualquer robô que escapasse para a superfície se tornaria humano. Bomberman agarrou a oportunidade, mas fugir não se provaria uma tarefa fácil”.

Herói de Lode Runner

Lode Runner foi um jogo criado pela finada Broderbund e posteriormente portado para NES pela Hudson. O que poucos sabem é que essa versão tem mais a ver com o robô que lança bombas do que imaginamos. No fim de Bomberman no NES/Famicom, o herói consegue realizar seu sonho e virar humano, passando a ser chamado de “Runner”.

O herói de Lode Runner do NES era a versão humana de Bomber Man (Foto: Reprodução/usgamer.net)

Nos créditos da versão japonesa do game era exibida a frase “Parabéns – Bomber Man se tornou Runner – Vemos você novamente em Lode Runner”. Nesse jogo o herói possui uma espécie de varinha mágica que fazia buracos no chão, usando tal ação para matar os inimigos – que tinham visual de robôs – e conseguir recuperar todos os tesouros.

Quase 100 jogos

Segundo dados do site Mental Floss, foram lançados até hoje cerca de 92 games da franquia Bomberman, totalizando 10 milhões de unidades vendidas – sendo 1 milhão apenas do primeiro jogo. Foram 34 edições para videogames da Nintendo, e versões para diversos computadores e dispositivos móveis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Dynablaster

Na Europa a série Bomberman é também conhecida pelo nome Dynablaster. Isso por que alguns games da série foram lançados no continente com esse nome como os primeiros dois jogos e o spin-off Atomic Punk. Outra curiosidade: alguns desses títulos foram distribuídos na Europa pela Ubisoft, como pode ser visto na imagem abaixo.

Alguns games da série Bomberman foram lançados na Europa com o nome Dynablaster (Foto: Reprodução/GameFaqs.com)

Anime

Bomberman já teve algumas aparições em desenhos japoneses. Uma dela foi no episódio 69 de Bleach, em que uma versão de pelúcia do personagem aparece em uma máquina. Também deu as caras em um episódio de Death Battle, em que aparecia disputando uma batalha contra Dig Dug. Em 2002 foi lançada a série Bomberman Jetters, que tinha 52 episódios e deu origem à dois mangás e três jogos. No desenho os Jetters são policias intergaláticos que devem proteger alguns itens de ladrões.

Capa do game de GBA baseado no desenho Bomberman Jetters (Foto: Reprodução / GameFaqs.com)

Bomberman Branco e Preto

O Bomberman Branco é chamado de Shirobon no Japão (mesmo nome do personagem do animê).  Também é chamado de ”Cheerful White” (em Bomberman Land Touch!) e “Bomber John” (em Bomberman Touch). O Bomberman Preto era o inimigo do Branco nos primeiros games. Segundo a história do game, essa atitude “maligna” foi ocasionada por um erro de programação do robô. A partir de Super Bomberman os dois personagens  se tornaram aliados e passaram a lutar juntos contra os inimigos.

Qual é a melhor empresa de jogos? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo