Após liberar vídeos de 60 segundos para anunciantes, o Instagram divulgou nesta segunda-feira (29) que em breve vai expandir o mesmo recurso para usuários de contas comuns. "Queremos oferecer maneiras divertidas, flexíveis e criativas para criar e assistir vídeo no Instagram. Como parte do nosso compromisso contínuo, em breve você vai ter a flexibilidade para contar a sua história em até 60 segundos (um minuto) de vídeo", explica a rede social. Atualmente, os vídeos podem ter até 15 segundos.
Ainda de acordo com o aplicativo de fotos, nos últimos seis meses, o tempo que as pessoas tem gasto assistindo vídeo aumentou mais de 40%. Vídeos mais longos, com um minuto, darão a oportunidade de influenciadores contarem histórias maiores e promover ainda mais conteúdo na rede social.
Instagram aumenta tamanho dos vídeos para 60 segundos para todos os usuários (Foto: Divulgação/Instagram)
Multi-clip no iPhone
Para iOS (iPhone), a rede social está trazendo de volta, também, a capacidade de criar vídeos com vários clipes diferentes do rolo da câmera. Conforme o anúncio, os vídeos maiores, com um minuto, começam a chegar aos usuários a partir de hoje, mas só devem atingir todas as contas nos próximos meses. Já os vídeos criados com a função "multi-clip" estarão disponíveis nesta semana, com a atualização do Instagram para iOS, versão 7.19, na App Store, da Apple.
A rede social afirma que iniciou a liberação do novo formato e, nos próximos meses, todos terão acesso. O perfil da cantora Marisa Monte (@marisamonte) foi o primeiro do Brasil a experimentar a novidade. “Nu com a minha música”, de Caetano Veloso, cantada pela artista e com participação de Rodrigo Amarante e Devendra Banhart no vídeo, será lançado em abril e já está na rede social.
Marisa Monte estreia vídeo de 1 minuto no Instagram para brasileiros (Foto: Divulgação/Instagram)
Ainda de acordo com o Instagram, a novidade faz parte dos novos planos para 2016 relacionados à vídeos na plataforma, incluindo contagem de visualização de vídeos e outras mudanças na interface.