A partir de maio, os usuários do YouTube vão encontrar um novo tipo de publicidade nos vídeos do site do Google. Anunciada oficialmente na terça-feira (26), o novo formato de anúncio terá apenas seis segundos de duração e não poderá ser pulado com um clique, sendo necessário visualizar por completo antes de assistir a um vídeo. O formato, que já passou pela fase de testes, já pode ser adquirido por anunciantes, apesar de só entrar em circulação no próximo mês.
O novo anúncio recebeu o nome de “bumper” (pára-choques, em tradução literal), e foram pensadas para serem usadas nas plataformas móveis do YouTube. Segundo o Google, as propagandas são “ideais para aumentar o alcance e frequência dos vídeos, especialmente nas plataformas móveis, onde conteúdos curtos são mais vistos”.
Os primeiros testes com os bumpers foram feitos com a Atlantic Records, que usou o formato para promover o novo disco da banda Rudimental. “Nestes testes, os bumpers aumentaram várias métricas como lembrança, consciência e consideração”, diz o Google, no blog do AdWords.
Novo álbum da banda Rudimental foi o primeiro anúncio no novo formato do Google (Foto: Reprodução/YouTube)
A gigante de buscas apo
... nta que o formato é ideal para o uso de conteúdo em série, com vários fragmentos de vídeo. “Nós gostamos de pensar nos bumpers como os haikais de vídeos de publicidade e estamos animados para descobrir o que a comunidade vai criar com eles”, finaliza.