O Windows 10 para computador e celular ganhou nova versão na terça-feira (14). O Anniversary Update, previsto para julho, está chegando e as builds 14366 (PC) e 14364 (Mobile) têm melhorias e correções de erros.
A atualização acontece na mesma época do evento Bug Bash, que ocorre durante uma semana e têm foco em eliminar problemas. Há novidades como a nova extensão do Microsoft Office Online para o Microsoft Edge e melhorias na loja de aplicativos na Windows Store.
Windows 10 Build 14366 foi lançada com foco em correção de bugs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Baixar a atualização
Para baixar a Build 14366 no computador, o usuário precisa estar inscrito no modo rápido do programa Windows Insider, voltado para testes do sistema. Para fazer, basta acessar as configurações do seu computador e baixar ou atualizar o programa.
Build 14366 pode ser baixadas por usuários que se inscreverem no Windows Insider (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Nos celulares, além de se inscrever no Windows Insider, o usuário precisa ter um aparelho compatível com o sistema operacional. A Microsoft disponibiliza a lista completa com os telefones da linha Lumia que podem ser usados (windows.microsoft.com). Para baixar o sistema, é preciso fazer o download do app Windows Insider no celular.
Segundo o post no blog do Windows (blogs.windows.com), as próximas Builds do sistema terão foco em correções e melhorias antes do lançamento da versão final. Mas é possível que outras novidades apareçam para o sistema.
Office Online para Microsoft Edge
O navegador nativo do sistema ganhou uma nova extensão. Trata-se do Office Online, que permite editar documentos do Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Microsoft Excel sem ter que baixar os aplicativos de desktop. O plugin oferece integração com o OneDrive, mas precisa de Internet para funcionar.
Microsoft Edge do Windows 10 ganhou nova extensão do Office Online (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Windows Store
A loja do sistema estará com visual novo no Anniversary Update e a Microsoft liberou uma atualização para melhorar a
... navegação e estabilidade da nova Store. Entre as mudanças para a versão final está a substituição dos destaques em carrossel (giratórios) por blocos com imagens e menus, além da inclusão do HoloLens, Surface Hub e outros dispositivos na lista de aparelhos compatíveis com apps.
Windows Store está sendo reformulada para o Anniversary Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Bug Bash de Junho
O Bug Bash é um evento especial da Microsoft para identificar e eliminar erros nos aplicativos e no sistema. Previsto para durar até o próximo domingo (19), a atividade consiste em acompanhar as tarefas especiais postadas pela empresa no Feedback Hub e reportar o maior número de bugs e instabilidades possíveis. Veja os tipos de missões:
Limited Time Quests (Buscas de tempo limitado)
São cenários e atividades postados pela Microsoft com duração de 24 horas. Normalmente, são tarefas mais simples, que não exigem muito conhecimento técnico. Um exemplo proposto é a navegação com os aplicativos de Mapas do Windows, solicitando que os usuários tentem imprimir suas rotas, confiram resultados a pé, de carro e transporte público.
Bug Bash do Windows 10 é um evento da Microsoft para identificar problemas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Avanced Quests (Investigação Avançada)
São tarefas mais avançadas, exigem que as configurações do computador sejam alteradas e que a pessoa saiba reverter as mudanças. A Microsoft só recomenda a realização dessas atividades se o usuário se sentir confortável para ter lidar com soluções de problemas que podem surgir em consequência.
O Bug Bash permitirá também acompanhar as informações relatadas por outros usuários e dar votos positivos, caso o problema seja parecido com o seu.
Segundo a Microsoft, essa já é uma prática antiga em versões anteriores do Windows, mas chega, pela primeira vez, aos usuários do Windows Insider.
Windows Store agora mostra detalhes sobre outros dispositivos compatíveis (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Erros corrigidos e encontrados na Build para PC
A Microsoft corrigiu falhas na navegação do aplicativos de configurações do Windows, problemas relacionados a projeção de tela e a abertura do menu Iniciar durante a instalação de apps no Português Brasileiro.
Também foram corrigidos problemas de desempenho e na execução de aplicativos, como o navegador Microsoft Edge.
A Build 14366 também trouxe alguns erros novos para os computadores com Windows 10 com a aba de download do Microsoft Edge e o narrador do Windows.
Desenvolvedores que usam o Project Centennial para converter apps antigos para a Windows Store devem pular essa Build.
Erros corrigidos e encontrados na Build para celulares
A nova Build 14364 corrigiu problemas de versões anteriores relacionados à exibição de ícones na central de notificações, interface nas configurações do sistema e fechamentos do Microsoft Edge ao fazer rolagem de determinadas páginas. Houve ainda pequenas mudanças relacionados à Cortana e uso de fones Bluetooth.
A Microsoft também alerta os usuários para problemas como erro na conexão no segundo chip de celulares Dual-SIM. Os botões rápidos da central de notificação podem aparecer em uma ordem diferente da configurada pelo usuário, sendo necessário arrumá-los novamente. Por fim, há problemas com apps instalados via Visual Studio 2015 Update 2.