O Classon é um capacete inteligente que permite aos ciclistas se comunicarem com quem está em volta e saber se há carros se aproximando sem precisar olhar para trás. O dispositivo de segurança é equipado com sensores, câmeras, luzes, alto-falante e microfone, além de, claro, uma proteção para a cabeça dos usuários.
A detecção de veículos em pontos cegos feita pelo capacete funciona com as câmeras (frontal e traseira) analisando o ambiente para o ciclista. A informação é interpretada por um algoritmo e comunicada ao usuário através de uma luz na viseira. A iluminação pisca constantemente sob o visor para alertar sobre a aproximação de carros.
Classon avisa ao ciclista sobre a aproximação de carros (Foto: Divulgação/Brooklyness Inc)
O Classon também conta com a capacidade de interpretar sinais de direção de forma intuitiva. Se o usuário levantar o braço direito, o capacete informa para quem está atrás a intenção de virar para o lado apontado. O sistema é semelhante ao de um carro, com uma luz amarela indicando a direção.
Ainda pensando na segurança do ciclista, o capacete conta com uma luz de freio, que indica quando os freios da bicicleta são acionados, alertando outros ciclista e possíveis motoristas que estejam atrás, reduzindo riscos de colisão.
Sensores no capacete ajudam a indicar direção (Foto: Divulgação/Brookliness Inc)
O acessório também é uma boa opção para quem gosta de aliar esportes e tecnologia. Através de um aplicativo próprio da fabricante, é possível colocar o destino que quer chegar e, através de luzes no visor, o capacete indica a direção que deve ser tomada. Além disso, o dispositivo permite fazer st
... reaming de vídeo ou salvar e compartilhar imagens registradas em sua memória interna de 4 GB.
O Classon conta com sensor de gestos, um giroscópio capaz de detectar a direção percorrida e a força da gravidade, dois processadores de 1 Ghz e uma bateria com 2,5 horas de duração. O acessório está à venda por US$ 149,00 (cerca de R$ 507,00) e é entregue no Brasil.