O Moto G 2 foi apresentado ao mundo em 2014, dando continuidade ao legado iniciado pelo Moto G 1, de 2013. Dois anos depois, a dúvida que muita gente se faz é se vale a pena comprar o Moto G de 2ª Geração, como ele também é conhecido. O celular apresenta bom hardware a um preço muito baixo.
Conheça acessórios antigos que funcionam no Moto G 4, G 4 Plus e G 4 Play
Hoje em dia, a linha Moto G já chegou à sua quarta geração: além do Moto G 4, a Motorola lançou também o Moto G 4 Plus e o Moto G 4 Play. Se você está na dúvida sobre pegar o smartphone mais antigo – atualmente encontrado somente de segunda mão –, aqui nós abordamos os principais pontos, com as vantagens e desvantagens do G2.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Pontos positivos
1. Android "puro" e atualizado
A Motorola, na época do lançamento do Moto G, impressionou por usar um Android praticamente "puro", com pouquíssimas modificações. Isso ia contra a prática comum da indústria, que costumava personalizar ao máximo o sistema operacional.
Um Android puro traz uma experiência de uso unificada e é menos suscetível a erros, bugs e travamentos. O chamado Android “puro” é desenvolvido diretamente pelo Google. Assim, o usuário usa o sistema operacional da forma que a sua criadora pensou e acha que é mais intuitivo e amigável ao consumidor.
Fora isso, com o Android puro, fica mais fácil de o aparelho receber mais atualizações. Prova disso é o próprio Moto G 2, que já foi atualizado para o Android 6, embora tenha sido lançado com o Android 4.4 (KitKat).
2. Câmera de qualidade suficiente para a maioria dos usuários
No Moto G de primeira geração, a câmera traseira era um grande motivo de reclamação para os usuários. Já na sua segunda geração, a Motorola investiu em um upgrade e a câmera evoluiu em comparação com a sua antecessora.
O sensor pulou de 5 megapixels para 8 MP e a lente do Moto G 2 tem uma abertura bem ampla, de f/2.0. Com isso, as fotos tiradas em ambientes bem iluminados têm um bom nível de detalhes e as cores são bem fieis. Mesmo as fotos tiradas em ambientes de baixa luminosidade possuem pouca granulação.
3. Preço baixo
Por se tratar de um celular lançado em 2014, a Motorola não fabrica novas unidades do Moto G 2. A única maneira de comprá-lo é recorrendo a sites de compra e venda de produtos usados ou sites de leilão.
Em uma rápida pesquisa, vimos que o Moto G 2 está na faixa dos R$ 350. Em alguns casos, até mesmo por menos de R$ 300. Sem dúvida, um preço bem baixo para um celular deste porte, ainda que esteja mais antigo.
Curtiu o lançamento do novo Moto G 4? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.
Pontos negativos
1. Hardware antigo e defasado
Por outro lado, adquirir um produto lançado em 2014 também significa comprar o hardware da época, com ficha técnica desatualizada e especificações que não são as mais modernas. Há dois anos, o Moto G não era o produto top de linha da Motorola, portanto, seu hardware já não era top de linha. Imagine agora, dois anos depois de lançado.
Até mesmo os smartphones intermediários atuais possuem o dobro de memória RAM e processadores muito mais potentes que os do Moto G 2. Portanto, comprar um Moto G usado é também comprar um conjunto de peças e componentes antigos e defasados.
2. Bateria com defeito
Uma das grandes reclamações dos usuários quanto ao Moto G de segunda geração é a sua bateria. Com o tempo, ela passa a apresentar vários defeitos. Muitas vezes a autonomia cai em mais de 50%, deixando o usuário na mão mais rapidamente.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- L.A. Noire será relançado no PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One
- Galaxy S10 Plus vs S20 Plus: saiba o que muda entre celulares Samsung
- Como remover a marcação de uma foto no Facebook para celular
- Como criar e postar um GIF no status do WhatsApp para Android
- Vendas de ingressos para a Brasil Game Show 2016 já começaram
- Netflix ganha download automático de séries e filmes sugeridos no celular
- CS:GO: FURIA perde para NRG Esports na ECS Season 7 Finals
- Forza Motorsport 6, exclusivo do Xbox One, chega dia 15 de setembro
- Vaio C14 e Samsung Expert X22 foram notebooks mais buscados de setembro
- Nintendo 64: confira dez fatos pouco conhecidos sobre o console