Com os Jogos Olímpicos 2016 que começam, oficialmente, nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, um novo golpe circula no Facebook. Trata-se da venda de ingressos falsos na rede social. As pessoas que praticam o golpe se aproveitam de grupos de comercialização de produtos e oferecem entradas para as competições por preços baixos.
Os ataques, identificados pela empresa de antivírus ESET, têm o objetivo de roubar informações bancárias e instalar vírus no computador da vítima. Para evitar, o usuário deve visitar a página oficial das Olimpíadas e conferir os valores.
Golpe nas Olimpíadas promete venda de ingressos baratos no Facebook (Foto: Reprodução/ESET)
Outro tipo de ataque é o envio de um arquivo falso disfarçado de fatura relacionada aos jogos ou com o suposto resultado de uma loteria que sorteia ingressos. Esses arquivos, na verdade, instalam malware no computador da vítima e roubam informações ou assumem o controle do dispositivo.
A dica, nesse caso, é desconfiar de arquivos suspeitos e evitar abrir qualquer documento que não seja de fonte confiável.
Também vale a pena conferir se o documento não é um executável
... disfarçado, ou seja, não abra arquivos com a extensão .EXE.
Um último alerta é a respeito dos sites de streaming dos eventos, pois muitos serviços falsos foram detectados durante os jogos de 2012, em Londres, e o golpe pode se repetir durante a Rio 2016.