Os roteadores são equipamentos complexos e as configurações de rede são compostas por várias opções e possibilidades, fazendo com que quanto mais dispositivos acessem sua Internet, mais complexo seja o seu tráfego. Assim, para manter a conexão sempre estável e livre de engasgos uma ferramenta chamada MTU pode ajudar. O recurso é responsável por informar o tamanho dos pacotes da sua Internet, afetando diretamente na velocidade e qualidade da conexão.
Abaixo, entenda como funciona o MTU e o protocolo com o qual ele trabalha. Veja também como configurar corretamente a ferramenta para evitar problemas na conexão. Apesar de ser o mesmo ajuste, os usuários precisam ficar atentos ao usar o Wi-Fi e a Ethernet, pois um número do MTU errado por causar queda de Internet, diminuição de velocidade e não reconhecimento de periféricos.
Recurso do roteador pode afetar velocidade da Internet; entenda (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)
O que é MTU
MTU é uma sigla, em inglês, para Maximum Transmission Unit, que em português quer dizer “Unidade Máxima de Transmissão”. Este parâmetro é o responsável por dizer qual o tamanho de cada pacote de dados a ser transferido dentro de sua rede, seja ela Wi-Fi ou Ethernet.
Valores muito baixos podem deixar a sua conexão mais lenta, enquanto que valores muito altos podem acabar ocasionando perda de pacotes. Por isso, é importante saber o valor correto deste dado para que sua Internet funcione melhor.
O parâmetro MTU está dentro do protocolo TCP/IP que, por sua vez, é o conjunto de padrões responsáveis por realizarem a comunicação entre computadores em uma rede. Tal protocolo permite que os dados a serem transmitidos sejam divididos (ou fragmentados) em pacotes.
Mas o que definirá qual o tamanho máximo de cada pacote? Justamente o MTU. Para rede Ethernet, ou seja, que usam o cabo RJ-45, o valor a ser definido é de 1500 bytes. Portanto, sempre que uma informação ultrapassar os 1500 bytes, ela será dividida em mais pacotes para facilitar o seu envio.
Já em redes Wi-Fi, regidas pelo padrão IEEE 802.11, o MTU é ajustado em 1492 e funciona da mesma maneira que nas redes cabeadas. Sempre que um conjunto de dados ou instruções ultrapassarem os 1492 bytes, ele será dividido e enviado em partes.
Porém, se esta configuração estiver errada, ela pode ocasionar em vários problemas, tais como queda de Internet, diminuição da velocidade e até mesmo o não reconhecimento de alguns equipamentos, como o Chromecast.
Como alterar o MTU em seu modem/roteador
Cada fabricante usa interfaces diferentes, por isso não temos como explicar como acessar essa configuração em cada roteador. O tutorial abaixo foi feito usando um roteador D-Link, modelo DSL-2740E.
Passo 1. Abra o seu navegador e digite o número IP de seu roteador. Esse número pode ser encontrado no manual de instruções;
Digite o número IP de seu roteador (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)
Passo 2. Entre com o nome de usuário e senha de administrador. Essa informação você também deve consultar no manual de in
... struções ou junto à sua operadora;
Acessando as configurações do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)
Passo 3. No painel de configuração do modem, clique em “Configuração” e depois em “Configurações da Internet”;
Acessando as configurações de internet (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)
Passo 4. Vá na “Tabela Atual ATM VC” e clique no lápis para editá-la;
Editando a tabela ATM (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)
Passo 5. Vá no campo MTU e coloque o valor 1500 se você estiver em uma rede cabeada ou 1492 se você estiver em uma rede Wi-Fi.
Alterando os valores do MTU (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)
Pronto. Assim você consegue alterar o MTU de seu roteador D-Link e evitar problemas ao usar a Internet.