O Google lançou uma atualização da versão Chrome 53 para Windows com duas novidades muito aguardadas pelos usuários. O navegador finalmente recebe o visual do Material Design, que já havia chegado ao Mac e, em forma de teste, ao PC. Além da mudança na aparência, o browser ganha uma bem-vinda melhoria de desempenho que promete menor consumo de bateria. O alto gasto de energia é considerado um dos principais defeitos do líder global entre os navegadores de Internet.
Atualização do Chrome tem cara nova, melhora no desempenho e economiza energia (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Os elementos do Material Design estão por toda a interface do navegador, dos botões de navegação às novas telas de download e histórico. Até as janelas pop-up para login em sites com autenticação estão diferentes: com mais cores e sem efeitos de cor e sombras, ou o que se chama de desenho flat. As mudanças só não parecem se aplicar ao menu de apps do Chrome , que em breve deixarão Windows, Mac e Linux e serão exclusivos do Chrome OS.
Entre os principais gargalos de consumo excessivo de carga do notebook estão os usos de memória, CPU e GPU por parte do Chrome no computador. Segundo o Google, melhorias nos dois últimos quesitos prometem gerar autonomia maior de energia no dia a dia. Não foi dessa vez, aparentemente, que o Google resolveu o problema que leva o navegador a consumir muita RAM no Windows.
Como atualizar
Se você ainda não recebeu a nova versão do Chrome, é simples forçar a atualização. Veja como:
Passo 1. Acesse o menu principal do Google Chrome e clique na opção “Ajuda”;
Acesse o menu Ajuda (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 2. Em seguida, acesse “Sobre o Google Chrome”;
Clique na opção Sobre o Google Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Ao acessar a tela do “Sobre”, o navegador irá baixar automati
... camente a versão mais recente. Para saber se o seu já está atualizado para a versão 53, basta conferir os primeiros dígitos abaixo do botão “Obter ajuda”.
Confira a atualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Após ser atualizado, o Chrome precisará de um reinício do navegador para aplicar a nova versão. Mas, não se preocupe: suas abas serão recarregadas, e não será necessário dar um reset no computador inteiro.