StarCraft 2 é um jogo de estratégia da Blizzard, a mesma criadora de Overwatch e World of Warcraft, conhecido por ser difícil de dominar. O TechTudo conversou com jogadores profissionais, como o brasileiro Guilherme “Kelazhur” Schwimer, que disputa a Copa Intercontinental da modalidade, no México, e pode revelar os segredos do game.
Leia o review de StarCraft 2 Legacy of the Void
Kelazhur, que atualmente joga pela equipe ROOT Gaming, tem histórias de grandes vitórias em sua carreira, como o primeiro lugar na primeira temporada da Copa América de StarCraft deste ano, além da medalha de prata da segunda e terceira temporadas. O jovem de apenas 20 anos hoje vive na Califórnia, nos EUA, onde treina com seu time.
Para Kelazhur, o principal em StarCraft 2 é saber onde se quer chegar e com qual objetivo estamos jogando o game. “Tem que treinar várias horas do dia e se especializar com algumas das raças”, disse o jogador, referindo-se aos Protoss, Terranos e Zergs, as raças disponíveis no título. Cada raça tem sua particularidade, então, é necessário escolher uma e treinar somente com ela, para encontrar seu estilo de jogo.
O brasileiro treina cerca de oito horas por dia. Apesar de ter sido eliminado da Copa Intercontinental na primeira rodada pelo chinês Syan, ele é o melhor da América Latina – por ter sido o único representante do território no torneio – e também está entre os melhores do mundo. Sua partida contra o chinês não foi simples: terminou por 3×2, em esquema de “melhor de cinco”.
Já Ethan “Iaguz”, australiano e também jogador profissional de StarCraft 2, discorda um pouco de Kelazhur sobre o esquema de treinos – ele afirma que nunca tem horário fixo de prática, mas que não deixa de treinar –, porém deixou uma dica valiosa para novatos. “Quem é novato deve tentar desenvolver mecânicas, uma técnica própria que surpreenda o adversário. Estratégia, por incrível que pareça, é pouco relevante”, contou Ethan ao TechTudo.
Huang “Syan”, o chinês que foi adversário de Kelazhur, segue caminho similar e diz que “é preciso intensificar a prática”. Isso não significa necessariamente treinar várias horas por dia, mas sim ver “onde estão as falhas e tentar corrigi-las o quanto antes, por meio da prática constante”. Em uma coisa, contudo, todos os jogadores concordam: StarCraft 2 não é um game tão amigável a novatos e, por isso mesmo, o aprendizado pode ser um pouco demorado para quem quer se tornar profissional – ainda que o game tenha ferramentas que facilitem este aprendizado.
Mesmo durante os intervalos da Copa, os jogadores treinavam, em espaço separado do público e reservado, aprimorando-se ainda mais antes de suas respectivas partidas. A prática parece ser a chave do sucesso no game.
Com que raça você prefere jogar em StarCraft 2? Comente em nosso Fórum!
A Copa Internacional de StarCraft 2 reúne os melhores jogadores de várias regiões do mundo e vale premiação de R$ 150 mil, além de 4100 pontos no ranking oficial para o Mundial, que vai ocorrer na BlizzCon 2016, em novembro.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dynquedo ganha Prêmio CBLoL 2018 como melhor jogador; veja vencedores
- Confira dicas para jogar Black Desert, o MMO online
- Overwatch: conheça Paris, novo mapa do jogo
- Como baixar, instalar e usar o VirtualBox
- HyperX anuncia mouse gamer Pulsefire e três novos teclados na CES 2017
- Como recuperar energia em Fallout 4, novo RPG da popular franquia
- Como impedir que o Facebook sugira seu nome na foto de outras pessoas
- Como fazer os personagens voarem com explosivos em Just Cause 3
- Como encontrar abas abertas no Google Chrome
- Super Mario Party: tudo sobre o novo jogo para Nintendo Switch